Em apenas dois meses de trabalho, a Prefeitura de Goiânia recolheu 53 toneladas de fios inutilizados de postes. Trata-se do do programa Cidade Segura, em parceria com o Ministério Público de Goiás (MP-GO), Equatorial Goiás e empresas de telecomunicações. “Esses fios podem causar problemas de tensão, acidentes variados e até mesmo mortes”, disse o secretário municipal Jovair Arantes.
Nestes dois meses a operação aconteceu nos bairros Vila Mutirão I e II, Jardim Europa, Jardim Planalto e Vila União. O Centro e o Setor Sul serão os próximos bairros beneficiados pelo programa Cidade Segura. Para concluir o serviço em toda a capital será necessário subir em mais de 170 mil postes de Goiânia.
O representante do MP-GO, promotor de Justiça Carlos Alexandre Marques, avalia que a ação traz melhorias não apenas para a poluição visual, mas também para a segurança da população.
“Esse material vai para as cooperativas e se torna recurso para esses trabalhadores. Imaginamos o que isso vai trazer para a cidade de benefício em termos visuais, na questão estética, para o próprio sistema em termos de queda de energia, e de acidentes quando toda a Capital receber o programa”, pontuou.
Todo o material recolhido será distribuído para 13 cooperativas de reciclagem, sendo que cada uma vai receber 4.091 quilos de fiação. “Esses fios vão gerar emprego e renda, além do impacto ambiental para a cidade. Antigamente, todo esse material seria destinado ao aterro sanitário”, explicou o presidente da Cooperativa Beija-Flor, Claubi Teixeira.