O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) defendeu nesta quarta-feira (26/3), em Brasília (DF), a nova modalidade para contratação de obras adotada pelo governo de Goiás. Ele palestrou no evento “CNN Talks Caminhos para o Crescimento: os desafios para o avanço da Infraestrutura no Brasil”.
Caiado disse que o modelo goiano de “gestão compartilhada de obras é uma inovação a ser replicada por todo o país”. Segundo ele, pela capacidade de reduzir burocracia, garantir eficiência no uso dos recursos públicos e dar celeridade na entrega das obras.
“Nenhum governador suporta mais ter de cumprir todas aquelas etapas para licitar um projeto executivo, depois encarar as várias restrições ou ações judiciais contestando quem ganhou, e outras demandas seguintes”, argumentou. “O controle continua com o Estado. A prestação de contas é feita com todo rigor e temos um compliance para redigir contrato”, pontuou.
Governador citou como exemplo a construção do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), em Goiânia que começará a receber os primeiros pacientes dois anos após o início das obras.
Centro-Oeste
“O Centro-Oeste tem uma capacidade produtiva que pode ser triplicada se tivermos o avanço da parte de logística, de rodovias e ferrovias”, afirmou Caiado. O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), concordou que as barreiras burocráticas prejudicam o avanço do país como um todo.
Mendes apontou ainda o baixo investimento na área como um dos limitadores do crescimento econômico brasileiro. “Um país que investe apenas 2% em infraestrutura ficará preso a gargalos logísticos, prejudicando a produtividade e a eficiência e comprometendo a competitividade econômica”, frisou.