domingo, junho 15, 2025
Entrelinhas Goiás
  • Home
  • Política
  • Economia
  • Goiás
  • Brasil
  • Veículos
  • Contato
Sem resultados
Ver todo resultado
  • Home
  • Política
  • Economia
  • Goiás
  • Brasil
  • Veículos
  • Contato
Sem resultados
Ver todo resultado
Entrelinhas Goiás
Sem resultados
Ver todo resultado
Economia

Gigantes da ferrovia travam guerra por trechos em Goiás e Mato Grosso

Duas das maiores empresas de logística do Brasil disputam autorização para construir linhas ferroviárias no maior polo produtor de alimentos do País. O que está sobre a mesa é um jogo logístico bilionário.

Rumo Logística e VLI disputam autorização do governo para construir linhas ferroviárias no maior polo produtor de grãos do País.

Jarbas Rodrigues Escrito por Jarbas Rodrigues
29 de outubro de 2021
em Economia, Manchetes
Ferrovia: empresa anuncia projeto de R$ 19,5 bilhões para Goiás

Duas das maiores empresas de logística do Brasil estão numa grande guerra judicial por trechos de ferrovias no maior polo produtor de alimentos do País, o Centro-Oeste: a Rumo Logística, do grupo Cosan, e a VLI, controlada pela mineradora Vale. Ambas controlam boa parte da malha ferroviária brasileira, que por décadas foi menosprezada por investidores, mas agora é considerada um importante e lucrativo modal de transporte e escoamento da produção nacional. A disputa mais acirrada entre as duas empresas é pelo controle do escoamento da produção agrícola de Goiás e do Mato Grosso.

A VLI deu entrada em setembro no governo federal em quatro pedidos de autorização de trechos ferroviários, para construir uma ferrovia entre Lucas do Rio Verde e Água Boa, em Mato Grosso, malha que viabilizaria a Ferrovia do Centro Oeste (Fico) e se conectaria à Ferrovia Norte-Sul, em Goiás, abrindo novas rotas logística rumo à Região Norte do País. A VLI pediu ainda autorização para um trecho entre Uberlândia e Chaveslândia, em Minas Gerais; outro entre Porto Franco e Balsas, no Maranhão; e um quarto trecho entre Cubatão e Santos, em São Paulo.

A Rumo também apresentou dois pedidos exatamente idênticos aos da VLI: os traçados previstos para Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. Um terceiro pedido também foi requerido em Santos, mas numa extensão maior que aquela requerida pela VLI. A Rumo ingressou com ação na Justiça para barrar os projetos da concorrente com a justificativa de que apresentou primeiro as solicitações para a ANTT, do Ministério dos Transportes. Defende que pesados investimentos em infraestrutura exigem segurança jurídica. Mas perdeu na primeira e segunda instâncias. O entendimento da Justiça é que a Medida Provisória prevê a possibilidade de cada empresa fazer o seu traçado de forma independente. Ou seja: permite a livre concorrência.

Jogo bilionário
O que está sobre a mesa é um jogo logístico bilionário. A Medida Provisória se inspirou na abertura do mercado ferroviário americano, que permitiu a flexibilização regulatória das ferrovias autorizadas daquele país. Hoje há sete concessionários do setor em atuação no Brasil: Rumo, VLI, MRS, Vale, TLSA, FTC e Ferroeste. A abertura de mercado ampliaria esse número para 15 concorrentes. Das 11 empresas que já apresentaram projetos de infraestrutura ferroviária para a ANTT, três já atuam no atual regime de concessão (VLI, Rumo, e Ferroeste). As demais (Petrocity Ferrovias, Grão Pará Multimodal, Planalto Piauí Participações, Fazenda Campo Grande, Macro Desenvolvimento Ltda, Bracell Celulose, Morro do Pilar Minerais S.A. e Iron Brazil Railway) são novas no setor.

A disputa entre Rumo e VLI não é de agora. Em março de 2019, a Rumo desbancou a VLI e venceu o leilão da parte sul da Ferrovia Norte-Sul, com um lance de R$ 2,7 bilhões. A VLI era vista como a mais forte do páreo, porque já era dona do trecho norte da ferrovia – Porto Nacional (TO) a Açailândia (MA). No fim de 2020, a Rumo renovou por 30 anos a concessão da malha paulista e se comprometeu a injetar mais de R$ 6 bilhões na rede. Há ainda uma terceira malha nas mãos da Rumo: a Ferronorte, entre São Paulo e Rondonópolis (MT), tendo praticamente o monopólio ferroviário do transporte de grãos mato-grossense.

Tags: VLIescoamentojogo bilionárioGoiásferroviasJustiçaagronegócioDisputaMato GrossotrechosRumo
Notícia Anterior

Confaz congela ICMS sobre combustíveis por 90 dias

Próxima Notícia

Suposta articulação para fazer de Bolsonaro “senador vitalício” gera críticas de parlamentares

Próxima Notícia
Suposta articulação para fazer de Bolsonaro “senador vitalício” gera críticas de parlamentares

Suposta articulação para fazer de Bolsonaro "senador vitalício" gera críticas de parlamentares

Pesquisar

Sem resultados
Ver todo resultado

Últimas Notícias

Confira os 6 golpes mais comuns na internet

Confira os 6 golpes mais comuns na internet

14 de junho de 2025
Picapes: Ranger ameaça reinado da Hillux em Goiás

Picapes: Ranger ameaça reinado da Hillux em Goiás

14 de junho de 2025
Goiás tem primeiro caso confirmado de gripe aviária

Goiás tem primeiro caso confirmado de gripe aviária

13 de junho de 2025
Vanderlan filia Mendanha no PSD

Vanderlan filia Mendanha no PSD

13 de junho de 2025
Goiás tem a 4ª menor taxa de homicídios no país

Goiás tem a 4ª menor taxa de homicídios no país

13 de junho de 2025
Dengue: Goiânia registra queda de 46%

Dengue: Goiânia registra queda de 46%

13 de junho de 2025
Ver mais

Receba nossa Newsletter

News Cadastrada com sucesso!

Algo deu errado. Tente novamente.

Endereço: Rua Brasil, 50, Sala 8F, Setor Bueno, Goiânia (GO), 74215-070

© 2021 Entrelinhas Goiás.

Sem resultados
Ver todo resultado
  • Home
  • Política
  • Goiás
  • Economia
  • Brasil
  • Veículos

© 2021 Entrelinhas Goiás.