Os acidentes de trânsito resultaram em 205 mortes em Goiânia no ano passado. Os números são do Painel Vida no Trânsito (PVT), disponibilizado nesta segunda-feira (24/3) pela Prefeitura de Goiânia. Os dados levam em consideração acidentes ocorridos no perímetro urbano da capital.
Das 205 mortes na capital, 174 vítimas foram homens (84,9%) e 31 mulheres (15,1%). O painel detalha que a maioria das mortes foi de motociclistas, com 128 vítimas fatais, e pedestres, com 47 óbitos.
A ferramenta demonstra ainda que 48,8% das vítimas morreram no local do acidente, ou seja, não tiveram a chance de chegar à uma unidade de saúde.
A faixa etária de 20 a 39 anos foi a mais afetada pelos acidentes fatais em 2024, com 87 mortes. Já o recorte por estado civil mostra que a maioria das vítimas é solteira ou sem informação sobre união estável, um total de 107 mortes.
As vias com as maiores quantidades de acidentes fatais são a BR-153, a Avenida Perimetral Norte e a GO-070.
Conscientização
Segundo a médica Marta Alves, que atua na Gerência de Vigilância à Violência e Acidentes da SMS, a ferramenta pode ser acessada por toda a população e tem o objetivo de fornecer uma visão clara e interativa dos dados sobre mortes no trânsito para promover maior conscientização e embasar intervenções mais efetivas para a segurança na mobilidade urbana.
“O propósito do Painel Vida no Trânsito (PVT) é subsidiar ações para diminuir a morbimortalidade no trânsito, incentivar a segurança e a prudência nas vias, com base em evidências científicas e estudos epidemiológicos. A Prefeitura coleta os dados, faz a análise, alimenta e disponibiliza o painel, fazendo esse importante alerta a todos os goianienses”, diz a médica.