A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) retoma neste quinta-feira (15/2) as atividades do segundo ano de trabalhos desta atual legislatura. Com a presença do governador Ronaldo Caiado (UB), que fará a leitura da mensagem governamental anual aos parlamentares.
A solenidade será aberta pelo presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB). Já o deputado Paulo Cezar Martins (PL) vai discursar pela oposição e o deputado Renato de Castro (UB) fará o pronunciamento pela base do governo.
Também devem estar presentes autoridades dos três Poderes. Já confirmaram presenças o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto França; defensor público Tiago Gregório Fernandes e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Saulo Marques Mesquita.
Polêmicas
A abertura dos trabalhos legislativos deste ano acontece em momentos de algumas polêmicas e tensões entre os poderes. Há um embate envolvendo o governo de Goiás e a Alego contra o TCE, por conta de lei aprovada no final do ano passado que aumenta a fiscalização sobre o Tribunal (saiba mais aqui).
Além disso, também há discordâncias entre o núcleo político do governador Caiado e o presidente da Alego, Bruno Peixoto, sobre a eleição para a Prefeitura de Goiânia neste ano. Embora não tenha apoio do Palácio das Esmeraldas, o deputado mantém nos bastidores sua pré-candidatura a prefeito.
Na solenidade de abertura na Alego, Caiado terá assento à direita de Bruno Peixoto. Se o governador não comparecesse, o encarregado de apresentá-la seria conduzido por uma comissão de dois parlamentares, onde faria a entrega do documento, retirando-se em seguida.
O ano legislativo começa também com um novo deputado: Cristóvão Tormin (PRD), que em janeiro assumiu o mandato de Fred Rodrigues (DC), cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).