A advogada Ana Paula Rezende (MDB) está cada vez mais com jeito de pré-candidata à prefeita de Goiânia. É a avaliação de palacianos depois do encontro na manhã desta sexta-feira (5/5) com o governador em exercício Daniel Vilela, presidente estadual do MDB. O encontro foi informal e, segundo a assessoria do vice-governador, uma forma de prestigiar a filha do ex-prefeito Iris Rezende. Entretanto, nos bastidores, chama a atenção para o fato de Ana Paula não negar mais a possibilidade de disputar no próximo ano a Prefeitura de Goiânia.
Ana Paula é o nome preferido no Palácio das Esmeraldas e na cúpula estadual do MDB para Goiânia. A avaliação dos palacianos é que, por ser mulher, ter perfil de gestora e, principalmente, herdar o legado do pai, seria um nome muito forte para a disputa eleitoral. Pesquisas qualitativas testadas apontam para isto, afirmam. Teria, ainda, o apoio da base do governador Ronaldo Caiado (UB), que não esconde também a sua preferência pela advogada.
Maior resistência à este projeto parte da família de Ana Paula, uma vez que ela passou muito tempo distante ao se dedicar ao pai Iris Rezende na sua última gestão como prefeito de Goiânia. Entretanto, a avaliação no núcleo do MDB é que esta resistência seria cada vez menor. Ana Paula também tem dito que sua prioridade é preservar o legado político do pai. Contudo, em conversar reservadas, embora não admita ainda ser candidata, também não nega com a ênfase de antes.
Decisão para 2024
Entretanto, apesar da convicção do Palácio das Esmeraldas e do MDB goiano sobre o potencial de Ana Paula como candidata à prefeita de Goiânia, lideranças de partidos aliados avaliam que há risco. Afirmam que a advogada nunca foi testada nas urnas. Então, mesmo com o sobrenome e a imagem do pai, não existe certeza de sucesso eleitoral. Caso seja derrotada, também a dúvida é como isto pode ser atribuído ao legado de Iris Rezende.
A estratégia, ao que tudo indica, é deixar esta possibilidade no ar até o início do ano que vem. Quando também o cenário eleitoral, especialmente sobre os prováveis candidatos a prefeito da capital, deverá ter avançado. Atualmente, além do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), pré-candidato declarado à reeleição, os nomes mais cotados são os do ex-reitor da UFG, Edward Madureira (PT), e do senador Vanderlan Cardoso (PSD). Mas este último ainda não sinalizou claramente se tem interesse em disputar novamente a Prefeitura de Goiânia.
Leia também: PT tentará recuperar terreno perdido em Goiás