A eleição para a Prefeitura de Anápolis promete ser uma das mais polarizadas neste ano em Goiás. E entre dois pré-candidatos: o deputado estadual Antônio Gomide (PT) e o suplente de deputado federal Márcio Corrêa (PL). Ou seja: entre um candidato lulista e outro bolsonarista.
Segundo pesquisa realizada pelo Jornal Opção, divulgada nesta segunda-feira (10/5), o petista lidera as intenções de votos para prefeito de Anápolis com 38%. Isto no levantamento estimulado, quando os nomes são apresentados em cartela aos eleitores. Já o bolsonarista tem 24% das intenções de votos.
Em terceiro lugar aparece o empresário José de Lima (PMB), mas com apenas 5%. Seguido por Hélio Lopes (PSDB), com 4%. A pré-candidata apoiada pelo prefeito Roberto Naves (Republicanos), a professora Eerizânia de Freitas (UB), tem apenas 2%.
Outros cenários
Em um cenário com cinco pré-candidatos, Antônio Gomide tem 41% das intenções de votos e Márcio Corrêa, 23%. Com quatro pré-candidatos, o petista sobe para 43% e o bolsonarista vai a 24%. Com apenas três nomes, Gomide mantém os 43% e Márcio sobe para 25%.
Na pesquisa espontânea, quando os nomes não são apresentados aos eleitores anapolinos, Gomide tem 17% das intenções de votos. Seguido de Márcio Corrêa, com 9%. Não sabem ou não responderam a pesquisa 60% dos eleitores entrevistados.
Já no quesito rejeição, Gomide lidera: 26% dos eleitores não votariam no petista de forma alguma. Em segundo lugar, Márcio Corrêa e José de Lima, cada um com 9%.
Registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o nº GO-07355/2024, a pesquisa foi realizada entre 13 e 16 de maio. Foram entrevistados 600 eleitores. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou menos.
Saiba mais: Anápolis 2024: pesquisa aponta embate entre Gomide e Márcio