Diante do crescimento de casos de uma nova variante da Covid-19 em países africanos e a confirmação dela na Europa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sugeriu limitar a entrada no Brasil de viajantes que estiveram em seis países africanos (África do Sul, Botsuana, Suazilândia, Lesoto, Namíbia e Zimbábue) nos últimos 15 dias.
A nova variante da Covid, chamada B.1.1.5.2.9, é potencialmente mais transmissível que as demais variantes conhecidas. O governo federal vai avaliar a recomendação, mas o presidente Jair Bolsonaro já sinalizou que é contra. Hoje ele admitiu que uma nova onda é possível. “Tá vindo uma outra onda de Covid aí. Lamentável”, afirmou Bolsonaro a apoiadores na Porta do Palácio do Planalto.
Um apoiador do presidente pediu então que ele fechasse os aeroportos para quem vem de alguns países e o presidente rebateu. “Que loucura é essa? Fechou aeroporto vírus não entra? Já tá aqui dentro, pô. Não existe isso. Pessoal, tem que apreender a conviver com o vírus, infelizmente”, disse.
O governo federal ignora desde o último dia 12 a sugestão da Anvisa de adotar o passaporte da vacina para entrada por terra ou em voos internacionais no Brasil.