Dos 17 deputados federais e 3 senadores de Goiás, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu em agendas oficiais no Palácio do Planalto somente a metade deles até agora: 8 deputados e os 3 senadores. O levantamento é do portal Poder360. Líder do governo na Câmara dos Deputados, Vitor Hugo (PSL) é disparado o parlamentar goiano e do Congresso Nacional que mais foi recebido pelo presidente em agendas oficias desde 2019: 135 vezes. Para se ter uma ideia, o segundo parlamentar goiano que mais foi recebido no gabinete presidencial foi o deputado federal João Campos (Republicanos): oito vezes.
Neste levantamento não estão inclusas as agendas informais de Jair Bolsonaro ou fora do gabinete presidencial, como em viagens e compromissos fora de Brasília, por exemplo, quando geralmente o presidente é acompanhado por parlamentares dos Estados. O Poder360 analisou 5.032 compromissos listados na agenda presidencial e buscou os nomes (e suas variações) de todos os congressistas. Os dados acima não mostram a totalidade dos encontros com Bolsonaro. Alguns não foram listados na agenda. Outros compromissos estão no documento, mas sem identificação dos participantes.
O levantamento mostra ainda que houve desde o ano passado redução de 31% nos compromissos oficiais do presidente com os deputados federais e senadores no Palácio do Planalto. Isto demonstra que Jair Bolsonaro tem dado preferência às agendas fora de Brasília, num claro sinal de movimentação com vistas para a eleição de 2022. De qualquer forma, as 1.384 citações a nomes de congressistas são indicativo de prioridades do governo e de prestígio junto a Bolsonaro.
A redução de compromissos coincide também com a aproximação de Bolsonaro com o Centrão e com a concentração das demandas de deputados no presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). Os congressistas têm cada vez menos necessidade de procurar formalmente o Executivo. Em 2020, parte maior das emendas passou a ter execução obrigatória. As emendas de relator são discricionárias, mas quem as opera na Câmara é Arthur Lira. Ministros do Planalto recebem deputados, ouvem demandas e informam: melhor procurar Lira.
A ministra Flávia Arruda (SeGov) também passou a receber diariamente os parlamentares. Chegou a fazer mais de 800 reuniões em 3 meses. Eles elogiam o bom trato da ministra, mas dizem que não tem suas demandas atendidas
Goianos mais prestigiados pelo presidente*
- Deputado Vitor Hugo (PSL): 135 agendas
- Deputado João Campos (Republicanos): 08 agendas
- Deputado José Nelto (Podemos): 04 agendas
- Senador Luiz do Carmo (MDB): 03 agendas
- Senador Jorge Kajuru (Podemos): 02 agendas
- Deputado Francisco Júnior (PSD): 02 agendas
- Senador Vanderlan Cardoso (PSD): 01 agenda
- Deputado Célio Silveira (PSDB): 01 agenda
- Deputado Delegado Waldir (PSL): 01 agenda
- Deputado Glaustin da Fokus (PSC): 01 agenda
- Deputado Lucas Vergílio (Solidariedade): 01 agenda
*De janeiro de 2019 a setembro deste ano. Fonte: portal Poder 360.