O plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda e definitiva votação nesta terça-feira (21/11), projeto de lei que autoriza abertura de créditos adicionais ao capital social da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). De autoria da Prefeitura, a matéria prevê aporte financeiro de R$ 68,4 milhões.
Segundo a proposta, a remessa de recursos à Comurg se baseia em decisão do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da companhia. Além disso, conforme legislação societária, o acionista majoritário – o Município de Goiânia – deve se responsabilizar pelo repasse.
O vereador Izídio Alves (MDB) defendeu “a necessidade e urgência desse aporte financeiro para recuperação da Comurg”. Já Gabriela Rodart (PTB), ao se posicionar contrariamente à aprovação do repasse, contestou a gestão da companhia. Kátia Maria (PT), por sua vez, questionou a possível terceirização dos serviços prestados pela Comurg (saiba mais aqui).
A medida, de acordo com a Prefeitura, visa à revitalização da saúde financeira e à otimização das operações da Comurg. Considerando o interesse público dos serviços prestados pela companhia: gestão da limpeza urbana; coleta e destinação final de resíduos sólidos; manutenção e conservação de vias públicas. “Essa medida visa garantir a continuidade e a qualidade dos serviços prestados pela Comurg”, afirma o texto.
O projeto segue agora para a sanção do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).
Saiba mais: Comurg terá reforço no caixa antes da terceirização