A eleição para a sucessão presidencial no Brasil está cada vez mais cristalizada. Pesquisa PoderData realizada de 5 a 7 de junho de 2022 mostra que cresceu para 82% os que já escolheram algum pré-candidato e não pretendem mudar de voto até outubro. Segundo o portal Poder 360, o dado aferido nesta rodada é nove pontos percentuais maior do que o registrado três meses antes. Os que ainda podem mudar de escolha são só 11%. Em abril, 18% haviam feito essa afirmação. Ainda há 7% que não sabem se estão decididos ou não do voto –ante 9% no último estudo.
Juntos, Lula (43%) e Jair Bolsonaro (35%) concentram 78% das intenções de voto, segundo a mesma rodada da pesquisa. Desses eleitores, 90% de ambos os pré-candidatos dizem estar totalmente decididos da escolha e votarão “com certeza” no nome escolhido. Entre os que escolheram Ciro Gomes (6%), do PDT, que está em 3º lugar no cenário geral, 32% admitem a possibilidade de votar em outro nome em outubro. Os que estão decididos da escolha nesse estrato são 64%.
O pré-candidato Lula visitará nesta quinta-feira a “1ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária”, em Natal (RN), com Geraldo Alckmin (PSB). A organização do evento informou que todos os 9 governadores nordestinos sinalizaram que participarão do encontro. Depois da visita à feira haverá um ato sobre a piora de indicadores sociais no país, que petistas atribuem a decisões do governo Bolsonaro.
Pedido de Bolsonaro
Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) aproveitou um encontro reservado com o colega americano Joe Biden durante a Cúpula das Américas, na semana passada nos EUA, para pedir ajuda de Washington em sua reeleição, disseram fontes da diplomacia americana. Para tentar convencer Biden, o brasileiro alegou que seu adversário, o ex-presidente Lula (PT), seria um perigo para os interesses americanos no Brasil.
Segundo essas fontes, Biden, que teria ressaltado a importância de preservar a integridade do processo eleitoral brasileiro, desconversou diante do pedido. Na semana passada, ao questionar o sistema eleitoral brasileiro em entrevista a uma TV, Bolsonaro voltou a falar em fraudes nas eleições americanas de 2020, nas quais Donald Trump perdeu para Biden.
Saiba mais: Pesquisas eleitorais não apontam mudanças (bom para Lula).