Ex-futuro-marqueteiro de uma campanha à reeleição do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) em Goiânia, Jorcelino Braga tem dado claros sinais de que saiu insatisfeito do grupo político no Paço. Em recente entrevista para a Rádio Sucesso, afirmou que obras realizadas em final de gestão são tidas como suspeitas e eleitoreiras pela população.
“Obra no final do mandato fica sob suspeita, passa a ser obra que a população entende como eleitoreira, para tentar permanecer no poder – isso de acordo com as pesquisas. E passa a ter suspeita de corrupção – isso de acordo com pesquisa. Essa ideia de obras no final de mandato é um perigo”, afirmou.
Jorcelino Braga deixou o grupo político do prefeito no final do ano passado, apenas depois de seis meses de ter sido criado. Quando entrou, afirmou que vislumbrava real chance de Rogério Cruz chegar fortalecido para a eleição na capital.
Para isto, frisou Braga na época, a gestão do prefeito precisava chegar a pelo menos 40% de aprovação no eleitorado da capital. As últimas pesquisas mostram que Rogério Cruz continua longe de alcançar este patamar. E, ele próprio, no final do ano passado, reduziu este piso para 30% de aprovação. Hoje teria pouco mais da metade disto.
Aposta frustrada
Rogério Cruz e seu grupo sempre apostaram num grande volume de obras para cacifar o prefeito à eleição na capital. Em abril do ano passado, lançou o programa Goiânia Avante, que prometia investimentos de R$ 1,7 bilhão em recursos próprios até 2024.
Entretanto, a sua gestão terminou o ano passado tentando conseguir aprovação na Câmara de Goiânia para um empréstimo de R$ 710 milhões. Não teve ainda êxito.
Além de abandonar o núcleo político do Paço, Jorcelino Braga também deixou claro que o seu partido (PRD) não vai apoiar a reeleição do prefeito de Goiânia. Isto, depois da deputada federal Magda Mofatto declarar que existia essa possibilidade.
Motivo: o marqueteiro não acredita mais na possibilidade de reeleição de Rogério Cruz em Goiânia. Além disso, criticou que o prefeito ouve apenas os seus aliados mais próximos.