Mesmo diante do cancelamento de grandes eventos e restrições de funcionamento de bares e restaurantes, o consumo de cerveja se manteve em alta em 2021, alcançando o volume de cerca de 14,3 bilhões de litros, crescimento de 7,7% em relação a 2020, segundo levantamento da Euromonitor para o Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja).
Em termos de faturamento, a projeção das vendas no varejo apresentou alta de aproximadamente 11% em comparação a 2020, totalizando R$ 208,8 bilhões, impulsionado pela força das cervejas premium entre os consumidores. Entre os brasileiros, a categoria de cerveja mais popular continua sendo a lager, que representa 91% do volume total de vendas de cerveja no varejo.
O consumo cerveja não alcoólica também teve forte crescimento. A projeção do volume por litros foi de mais de 257 milhões, que corresponde ao crescimento de 30% nas vendas em comparação com 2020. Skol e Brahma permaneceram na liderança das marcas com maior volume de vendas no país, seguida da Antarctica, Itaipava, Nova Schin e Kaiser. O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás da China e dos Estados Unidos.