O Consórcio Brilha Goiânia concluiu nesta segunda-feira (18/3) a primeira etapa da nova e moderna iluminação da capital, realizada na Região Central. Foi inaugurada pelo prefeito Sandro Mabel (União Brasil), em solenidade realizada na Praça do Trabalhador.
Ao todo, foram substituídas 1,5 mil luminárias e lâmpadas substituídas por de LEDs de última geração. Elas garantem luminosidade branca pelo menos 30% maior que as lâmpadas comuns e redução de até 65% no consumo de energia elétrica.
A próxima etapa, em cronograma definido em conjunto com a Prefeitura de Goiânia, vai beneficiar vários bairros da Região Noroeste de Goiânia. Mais de 32 mil luminárias começarão a ser substituídas a partir desta quarta-feira (19/3).
Equipes
Para garantir a conclusão desta etapa até o final de maio, o Consórcio Brilha Goiânia vai dobrar o quantitativo de pessoal técnico empregado nesta grande operação. Atualmente, conta com 12 equipes. Uma das dificuldades encontradas é a disponibilidade de pessoal qualificado (eletricistas) disponível para contratação imediata.
Por seu grande tamanho, a Região Noroeste também será dividida em etapas. A primeira, começando nesta quarta-feira (19/3) e seguindo até 29 de abril, serão modernizados 32 mil pontos de iluminação. Em bairros como Balneário Meia Ponte, Jardim Curitiba, Finsocial, Estrela Dalva, etc.
Após a Noroeste, a programação entre a Prefeitura e o Consórcio Brilha Goiânia prevê avançar na Região Norte da capital. Os primeiros bairros a serem atendidos são Jardim Guanabara, Residencial Vale dos Sonhos, Vila Jardim Pompeia e Vila Jardim São Judas Tadeu. Em seguida, a previsão é atender outros bairros da região com as novas luminárias, como Goiânia 2 e Vila Itatiaia.
Nova Goiânia
O Programa Brilha Goiânia, uma Parceria Público-Privada (PPP) de Cidade Inteligente, é o maior investimento na modernização da iluminação pública na história da cidade. Segundo destacou o prefeito, também é o maior do tipo em todo o Brasil atualmente. “É o início de uma nova Goiânia”, frisou Sandro Mabel.
O prefeito afirmou que o Brilha Goiânia já tem beneficiado a população nas localidades contempladas. “A Avenida Goiás estava escura demais. Agora a situação está completamente diferente, mais iluminada, mais moderna e mais segura”, frisou.
Além de trocar as luminárias antigas por modelos modernos, o Brilha Goiânia garantirá a manutenção do parque de iluminação pelos próximos 25 anos de contrato. “Não teremos mais essa história de poste de luz sem iluminação por muito tempo. Agora, em até cinco dias, o consórcio vai trocar”, disse Sandro Mabel.
Meta
A meta do Programa Brilha Goiânia é modernizar 100 mil pontos de iluminação da capital nos primeiros 100 dias úteis, desde o seu lançamento oficial neste mês. No total, a modernização atingirá 140 mil pontos neste ano. Para isso, o Consórcio está antecipando investimentos de mais de R$ 200 milhões nos 12 primeiros meses de operação.
A nova iluminação garantirá redução de até 65% no consumo de energia, representando economia superior a R$ 40 milhões por ano para a Prefeitura de Goiânia. O projeto também prevê 300 novos pontos de iluminação especial em áreas estratégicas.