O deputado estadual Bruno Peixoto (MDB) comandará nesta quarta-feira (1/2) a primeira sessão deste ano e da nova legislatura da Assembleia Legislativa. O parlamentar será eleito no mesmo dia o novo presidente da Casa, depois de quase quatro meses de articulações com os outros 40 colegas eleitos e reeleitos na eleição do ano passado.
A sessão solene está marcada para as 14 horas. Estão confirmadas as presenças do governador Ronaldo Caiado (UB) e do vice-governador Daniel Vilela (MDB), além do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos Alberto França, entre outras autoridades. Já o deputado Talles Barreto (UB), cotado para assumir o cargo de líder do Governo na Assembleia, falará em nome do Poder Legislativo.
Após a solenidade de posse, os deputados vão realizar a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Pelo acordo costurado por Bruno Peixoto, a vice-presidência será indicada pela bancada do MDB, assim como o 2º vice-presidente corregedor. Os nomes cotados são dos deputados Charles Bento e Lucas do Vale.
O deputado Cairo Salim (PSD) ficará com o cargo de vice-presidente corregedor. A 2a vice-presidência deve ficar com Clécio Alves (Republicanos). Para a 3a vice-presidência o petista Antônio Gomide. Para as secretarias, devem ser confirmados o deputado Virmondes Cruvinel (UB) como 1o secretário; omo 2o secretário, Júlio Pina; o 3o, Amauri Ribeiro (UB); e para 4o secretário, Gugu Nader (Agir).
Portanto, sete partidos estarão representados na nova Mesa Diretora: União Brasil e MDB, que têm as maiores bancadas na casa, terão dois cargos cada um. Os demais são Republicanos, PT, PSD, PRTB e Agir. Os deputados também devem criar até 7 novos cargos de diretoria na Assembleia, especialmente para abrigar os colegas que não foram reeleitos no ano passado.