As montadoras chinesas BYD (Build Your Dreams) e GWM (Great Wall Motors) começam sua produção de seus veículos híbridos e elétricos no Brasil neste ano.
A GWM confirmou que a fábrica de Iracemápolis (SP) será inaugurada em maio. A produção para o mercado brasileiro começa no início do segundo semestre com o híbrido Haval 6, a gasolina.
A BYD também pretende abrir sua fábrica na Bahia neste primeiro semestre. A empresa já anunciou o desenvolvimento de um motor flex, que vai equipar o híbrido Song Plus, que será fabricado na Bahia.
Inclusive, a expectativa é de que outras montadoras chinesas anunciem produção no Brasil, entre 2026 e 2030. Entre elas estão Neta, GAC e Omoda/Jaecoo.
Preços
Para o consumidor, no entanto, o início da produção local não deve se refletir em preços mais baixos que os importados. O Haval 6 custa em torno de R$ 240 mil, enquanto o Song Plus e o Dolphin Mini saem por volta de R$ 299 mil e R$ 115 mil, respectivamente.
Em 2024, a China respondeu por 26% nas importações brasileiras de veículos (105.763 unidades).
Mas a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) quer a elevação do Imposto de Importação para 35% para estimular as montadoras já instaladas no país, que investem R$ 150 bilhões até 2030.