A vantagem do ex-presidente Lula (PT) para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para a eleição de 2022 já foi maior. Segundo pesquisa PoderData, realizada de 25 a 27 de outubro, Bolsonaro reduziu em 10 pontos porcentuais a diferença que o petista tem na liderança nas intenções de votos num eventual segundo turno. Hoje o placar seria de 52% (Lula) a 37% (Jair), diferença de 15 pontos.
Na última rodada, de 29 de setembro, o placar era de 56% a 33% em favor do ex-presidente (diferença de 23 pontos). Há dois meses, Lula estava 25 pontos à frente, com 55% a 30% contra Bolsonaro. Foram 2.500 entrevistas em 420 municípios nas 27 unidades da Federação de 25 a 27 de outubro de 2021. Lula e Bolsonaro lideram a pesquisa em todos os cenários de 1º turno testados pelo instituto.
A terceira via continua ainda sem mostrar força para quebrar a polarização entre Lula e Bolsonaro. E piorou com a volta ao cenário político do ex-juiz Sérgio Moro (sem partido), que deixou nomes consagrados da política para trás na terceira posição da corrida presidencial. A pesquisa do PoderData mostra que Moro desidratou nomes da terceira via. O ex-ministro da Justiça pontua de 7% a 8% nas intenções de votos para o primeiro turno, ficando atrás do atual presidente (28%) e do petista (35%).
Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 5%; Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 4%; João Doria (PSDB), com também 4%; Alessandro Vieira (Cidadania), com 3%; José Luiz Datena (PSL), com 3%; e Rodrigo Pacheco (PSD), com 1%. Os que disseram votar banco ou nulo são 7%, enquanto 2% não souberam responder.