O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) participou nesta segunda-feira (27/6) à noite em Goiânia de encontro de lideranças de uma ala do Republicanos que defende a sua reeleição. O evento foi liderado pelo prefeito da capital, Rogério Cruz. Além dele, mais outros oito prefeitos do partido participaram do ato de apoio ao governador.
A estratégia governista é demonstrar que, embora a direção estadual do Republicanos anunciou apoio para a pré-candidatura de Gustavo Mendanha (Patriota) ao governo de Goiás, a maioria das lideranças do partido apoiará Ronaldo Caiado. Ou seja: sacramentar o racha na legenda. E, claro, enfraquecer uma aliança na oposição.
“Prefeito Rogério Cruz, essa sua liderança mostra para Goiás e ao Brasil que quem tem voto, que quem realmente representa o Republicanos em Goiás. Está aqui no palanque mostrando a força do partido”, disse Ronaldo Caiado no evento. É uma clara provocação em relação ao atual comando do Republicanos no Estado, que tem o deputado federal João Campos como presidente e pré-candidato ao Senado na aliança com Mendanha
O governador frisou também as parcerias (leia-se obras e transferência de recursos) entre o Estado e as prefeituras goianas administradas pelo Republicanos. O prefeito Rogério Cruz destacou estas parcerias e que elas foram determinantes para apoiar Caiado. “A população está ganhando e é isso que nós queremos”, frisou.
Reconciliação
Em nome desta aliança aconteceu também, pela primeira vez, uma demonstração pública de reconciliação entre o prefeito de Goiânia e o presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, pré-candidato a vice de Caiado. Convém lembrar que em 2021 ambos romperam a relação, poucos meses após a morte do prefeito eleito Maguito Vilela, com debandada de emedebistas de cargos no primeiro escalão do Paço.
“Daniel tem um projeto com o governador que vou seguir. Porque os projetos não são pessoais, são para a população goianiense e goiana”, afirmou Rogério Cruz. Daniel Vilela agradeceu ao prefeito por liderar o movimento no Republicanos em apoio ao projeto de reeleição de Caiado.