O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) seguirá à frente da presidência do Consórcio Brasil Central (BrC) até o final deste ano. Sua recondução ao cargo foi formalizada durante a 1ª Assembleia de Governadores do Brasil Central, nesta quinta-feira (27/2) em Brasília.
A entidade é composta pelos governadores de Goiás, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.
Os governadores assinaram também edital de licitação para a compra compartilhada de 26 helicópteros. As aeronaves vão reforçar a segurança pública nos estados que integram o BrC.
O financiamento para aquisição das aeronaves será feito em parceria com o Banco de Brasília (BRB), com linha de crédito aos estados de até R$ 2 bilhões.
Segurança pública
“Ao priorizar a segurança, avançaremos tanto em políticas do consórcio quanto em operações conjuntas. As polícias terão liberdade para atuar de forma integrada nas áreas operacional e de inteligência em todas as unidades federativas”, disse Caiado.
“A população não aguenta mais a escalada da violência, a insegurança, o avanço do narcotráfico e a agressividade do crime em todo o país”, enfatizou o governador goiano, pré-candidato a presidente da República.
“Esse modelo de cooperação é essencial para todos nós. Não há como enfrentar o crime organizado sem uma atuação conjunta”, afirmou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).