O governador Ronaldo Caiado (UB) iniciou nesta quarta-feira (1/11) a missão comercial de Goiás na China. A expectativa é de oficializar a instalação de pelo menos duas grandes empresas chinesas no Estado, além de parcerias nas áreas da mineração, educação, pesquisa e cultura. Com esta viagem ao exterior, Daniel Vilela (MDB) assume interinamente o comando do governo estadual pela quarta vez somente neste ano.
A agenda do governador e comitiva (composta por cerca de 50 pessoas) na China inclue visitas a multinacionais, universidade e reuniões com lideranças políticas e econômicas do país. “Goiás cresce no mesmo ritmo que a China, por isso temos de buscar investimentos estrangeiros que sejam capazes de construir resultados da magnitude que nosso estado merece”, disse Caiado.
A comitiva estará nesta sexta-feira (3/11) em Xangai em visita ao Centro de Exposições de Planejamento Urbano da cidade e na sede da mineradora CMOC, que estuda investimentos de R$ 3 bilhões na região de Catalão e Ouvidor. No dia 7, visitam a sede da Chint Power, com a perspectiva de oficializar a instalação da empresa em Itumbiara. A multinacional chinesa deve atuar no município goiano com foco na produção de medidores de água, energia e células fotovoltaicas.
Tecnologia e veículos
Em seguida, a comitiva goiana viaja para Shenzhen em visita à sede da Huawei, líder global de tecnologia de soluções de informação, equipamentos para redes e telecomunicações. O governador assina acordo de compartilhamento de tecnologias de última geração, que envolve técnicas de captação de imagens oftalmológicas em alta resolução, produção de carros conectados à internet 5G, formação profissional dentre outras.
Também está prevista uma visita técnica à sede da montadora de veículos BYD para discutir a fabricação de ônibus elétricos em Goiás. A empresa chinesa já tem fábrica de ônibus elétricos em São Paulo e investirá R$ 3 bilhões para produzir veículos eletrificados na Bahia. No dia 10, o governador e comitiva desembarcam em Weifang para visita à Weichai Group, líder no mercado mundial de produção de motores elétricos para caminhões. A empresa já estuda instalação de uma fábrica em Itumbiara.
Leia também: Confira 15 tendências na China que podem ganhar o mundo