Era esperado: o deputado federal Célio Silveira (PSDB) praticamente confirma que vai filiar no MDB, o que já se cogita nos bastidores desde o ano passado. “Quando me perguntam qual partido que tá mais encaminhado pra mim ir é o MDB. Por que o MDB? Por um motivo: pela amizade e o companheirismo do ex-deputado Daniel Vilela”, disse ao jornal O Popular.
Na verdade, trata-se mais de amizade, que até existe mesmo. O deputado deixou de frequentar o ninho tucano goiano desde a significativa derrota eleitoral do PSDB em Goiás na eleição de 2018. Célio Silveira foi o único eleito pelo partido para a bancada federal goiana, mas desde 2019 passou a circular (embora mantendo certa discrição) na base do governador Ronaldo Caiado (DEM).
Seu principal aliado, o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, foi eleito em 2020 pelo Democratas. Mas, em 2018, foi eleito deputado estadual pelo PSDB.
Célio Silveira não deve ser o único deputado do PSDB a buscar um partido mais alinhado à base caiadista para disputar as eleições de 2022. Dois estaduais estão praticamente de malas prontas: Chiquinho de Oliveira, que está entre o DEM e o MDB, e Talles Barreto, que inclusive preparou para esta sexta-feira (26/11) uma reunião política na região de Rianápolis (GO) para o governador Caiado.