O presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi (da coalizão Frente Ampla, centro-esquerda), disse que, com sua vitória, o país da “liberdade”, da “igualdade” e da “fraternidade”, mais uma vez, “triunfa”.
O ex-prefeito de Canelones recebeu 49,84% dos votos frente a 45,87% de Álvaro Delgado (Partido Nacional, de centro-direita) no segundo turno da eleição presidencial, realizada no domingo (24/11). Delgado era apoiado pelo atual presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou.
Com isso, a esquerda volta ao poder no Uruguai depois de cinco anos. “Apesar da chuva, o horizonte está clareando, e isso é importante”, afirmou Orsi em discurso a apoiadores.
Lula
O presidente Lula (PT) parabenizou Yamandu Orsi pela vitória nas urnas. “Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandu Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje. Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe”, postou nas redes sociais.
“Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, acrescentou o presidente brasileiro.