Teve início nesta segunda-feira (6/5) a segunda maior feira do agronegócio goiano: a Agrotecnoleite Complem, realizada até 9 de maio, em Morrinhos (GO), pela Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Morrinhos e com apoio do Sistema OCB/GO.
Em sua 14ª edição anual, a mostra é voltada para produtores rurais, tanto na área da pecuária quanto do plantio, que poderão conhecer produtos e tecnologias, além de assistir a palestras.
Com público esperado de mais de 30 mil pessoas, a Agrotecnoleite Complem deve movimentar neste ano mais de R$ 250 milhões em negócios. Ao todo, são 168 expositores. Nesta edição, a programação tem como tema ‘Cultivando conexões, colhendo inovações”.
Assim como a maior feira do agro goiano, que também é de uma cooperativa – a Tecnoshow Comigo, realizada em Rio Verde -, a feira da Complem impacta toda a economia da região Sul de Goiás.
A área comercial do evento conta com 48.400 m² e reúne as últimas tendências do setor, como tecnologias para as propriedades rurais, implementos agrícolas, veículos, linhas de crédito, torneio leiteiro e preparo in loco de alimentos derivados do leite.
Impactos
Na abertura oficial da Agrotecnoleite Complem, o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, ressaltou a força do cooperativismo goiano, inclusive na realização das maiores feiras do agronegócio do Estado.
“Um levantamento da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) afirma que, em cidades em que há uma cooperativa de crédito, a cada mil pessoas, 12 saem do CadÚnico e 25 deixam de usar o Bolsa Família”, enfatizou.
O Sistema OCB/GO está presente no evento também com o estande da Casa do Cooperativismo Goiano, que conta com o projeto SementesCoop. Além disso, a instituição patrocina as palestras do comentarista político da CNN, Caio Coppolla, e de Adriano Gatto.
O presidente da Complem, Sérgio Penido, destacou a importância da feira para Morrinhos e região e o papel crescente do cooperativismo nos avanços econômicos de Goiás.
Modelo
LuÍs Alberto ressaltou a importância da comunidade conhecer mais do modelo cooperativista, já que o setor é responsável por grandes mudanças econômicas e sociais.
“É muito importante uma feira como essa para o município e para a região como um todo. As cidades com cooperativas possuem R$ 5 mil a mais no PIB per capita. Morrinhos, com certeza, conta com essa vantagem, pois não tem só a Complem, mas também todas as demais cooperativas que vêm atrás dessas cooperativas de produção”, disse.
O prefeito de Morrinhos, Maycllyn Carreiro, deixou claro a parceria da prefeitura com as cooperativas. “Temos tido um grande aprendizado. Tenho utilizado dos princípios cooperativistas em nossa gestão. Lembrando a frase dita pelo nosso presidente Luís Alberto, cooperar é melhor que competir”, afirmou.
Já o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Pedro Leonardo Rezende, disse que “Goiás é o Estado que mais tem gerado oportunidades de emprego. E que grande parte é proveniente do agronegócio, graças ao cooperativismo”.