Com a virada de ano, é hora de pensar e se planejar para 2024. Essas metas e desejos, mesmo que obviamente bastante pessoais, em muitos casos são temas recorrentes, relacionados com saúde, família e também às questões financeiras.
Para a busca de estabilidade financeira e de aumento de renda, o mais indicado não é sonhar em acertar os seis números na Mega Sena da Virada, já que a probabilidade de ser premiado é muito baixa. Convém se planejar, estudar, se dedicar e a partir de conhecimento obtido conseguir fazer o dinheiro render.
“A estabilidade financeira e o aumento de renda podem ser obtidos de diferentes maneiras, como os investimentos em Bolsa de Valores e o empreendedorismo. Mas não há fórmula mágica. É preciso saber onde está pisando”, diz Carol Paiffer, cofundadora e CEO da Atom S/A.
Ela afirma que, no caso de investimentos, é necessário conhecer a dinâmica e o comportamento do mercado de ações. Para empreender, é recomendável atuar em um setor em que tenha conhecimento e saber gerir as diferentes áreas que compõem uma empresa.
“Em relação ao mercado de ações, não é adequado relacioná-lo à sorte e nem encara-lo como um hobby. Para ter sucesso, precisa ter conhecimento”, frisa Joaquim Paiffer, cofundador e presidente do conselho de administração da Atom.
Joaquim e Carol atuam no mercado financeiro desde 2005. Ela também é conhecida do grande público por participar como empresária investidora do reality show de empreendedorismo Shark Tank Brasil.
“Promover a educação financeira, primeiro, permite às pessoas o conhecimento e a possibilidade de aumento de renda e estabilidade. Isso, por sua vez, contribui com a sociedade de uma forma ampla, porque quanto mais pessoas obtendo mais renda, mais a economia do nosso país se desenvolve”, explica Joaquim.
Confira as dicas:
Desejo real de mudança
O primeiro passo para um ano com mais dinheiro é estar realmente disposto a mudar: ter consciência dos desafios que virão e do que terá que abrir mão. E um desses desafios é se dedicar aos estudos.
Imagine o que aconteceria se uma pessoa que não sabe nada de cozinha, que nunca fritou um ovo na vida, resolvesse de uma hora para outra que quer ser chef e investisse todas as suas economias abrindo um restaurante? Claro que não daria certo.
Com o dinheiro é a mesma coisa. Você já consegue afirmar com certeza que está pronto para as mudanças? Qual o tamanho da sua vontade? Se tiver essas respostas, você está preparado para as próximas dicas.
Aprenda mais sobre educação financeira
Muitas vezes, você pode se enrolar com o dinheiro por falta de informação, por não estar familiarizado com a educação financeira. Infelizmente, no Brasil, não aprendemos sobre como cuidar do nosso dinheiro na escola e chegamos à fase adulta fazendo dívidas.
A educação financeira é uma das ferramentas mais eficientes para gerir o orçamento familiar e evitar o endividamento. E, se quisermos ter mais dinheiro, o primeiro passo é acabar com as dívidas, afinal, ninguém quer jogar dinheiro fora pagando juros.
E quanto mais cedo uma pessoa estiver familiarizada com a educação financeira, maiores as chances dela se tornar um adulto consciente.
Invista no mercado financeiro
Para alguns, essa dica ainda é um tabu, mas é possível afirmar que é necessário e urgente que a prática de day trade (atividade de compra e venda de ações em um mesmo dia) seja desmistificada.
Há tempos, ela vem ganhando injustamente uma imagem negativa por culpa de investidores aventureiros despreparados que arriscam sem conhecimento. O resultado não poderia ser outro: prejuízo.
A operação em Bolsa de Valores é, sim, uma das profissões do futuro. No entanto, como qualquer outra, depende de estudo e muita dedicação. Day traders que ganham dinheiro realizam a atividade como um ofício e não como um hobby para passar o tempo.
Ou seja: antes de dar os primeiros passos nessa atividade, é recomendável estudar.
Empreendedorismo
Se você acredita que não tem o perfil para o mercado financeiro, o empreendedorismo pode ser uma estratégia para aumentar a renda. Você pode começar pequeno, vendendo algum produto em market places e feiras colaborativas, por exemplo.
Porém, não podemos menosprezar a capacidade desse tipo de negócio que pode crescer muito e ser uma boa fonte de renda. Se você se dedicar ao seu desenvolvimento pessoal como líder e empresário, isso terá reflexos positivos futuros. A opção pelo empreendedorismo pode dar os resultados que você gostaria.