O consumo das classes C e D em Goiás sofreu redução de 0,6% em maio em comparação a abril. As maiores baixas foram com gastos com passagens aéreas (-66%), diversão e entretenimento (-14%) e prestadores e serviços.
No entanto, foram observados aumento de gastos em Goiás nos setores rede online (60%), automóveis e veículos (36%), transporte (20%), lojas de roupas (15%), serviços (11%), telecomunicação (11%) e lojas de artigos diversos (5%).
O levantamento é da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander focada em inclusão econômica. É realizado mensalmente e busca traçar o perfil do consumidor das classes de menor poder aquisitivo.
Brasil
No Brasil o consumo da classe média baixa cresceu 2% em maio ante abril deste ano. De acordo com os dados da fintech, o crescimento no País foi impulsionado pelo comércio nas lojas de roupas, que apontou um crescimento de 14% em decorrência das compras em comemoração ao Dia das Mães.
O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento das famílias das classes C e D continua sendo o com supermercado (36,9%), seguido por restaurantes (13%), lojas de artigos diversos (10,3%) e combustível (7,7%). Outro dado da pesquisa da Superdigital mostra que 87% dos gastos totais foram feitos presencialmente.
CEO da Superdigital Brasil, Luciana Godoy afirma que a alta no consumo destas classes sociais, mesmo que pequena, mostra que o varejo brasileiro está se recuperando aos poucos.
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