Está nos planos do governo federal editar ainda este ano um decreto para liberar voos comerciais em aeroportos totalmente privados. A informação é do secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, ao Valor Econômico. A mudança nas regras abre a perspectiva do aeroporto executivo que está sendo construído em Aparecida de Goiânia receber também voos comerciais.
Hoje, aeroportos particulares podem operar somente voos executivos. Apenas aeródromos públicos – da União, de Estados ou municípios – podem receber operações comerciais. Isso abrange as unidades administradas pela Infraero e por concessionárias.
O secretário de Aviação Civil diz que a mudança será em duas etapas. Primeiro, serão liberados voos fretados (de passageiros ou de cargas), voos alternados (quando há necessidade da aeronave buscar outro local para pousar devido a condições metereológicas adversas) e voos subregionais (aeronaves com até 19 assentos). Na segunda etapa, prevista para 2025, os aeroportos particulares seriam autorizados a receber operações comerciais das grandes companhias aéreas.
Batizado de Antares, o aeroporto executivo de Aparecida de Goiânia teve a pedra fundamental lançada no dia 19 de outubro. Ele fica numa área de 209 hectares na região leste da cidade e vai receber cerca de R$ 100 milhões em investimentos. A primeira fase da obra deve ser concluída em 2024.