De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o pagamento do 13º salário em 2024 deve injetar aproximadamente R$ 321,4 bilhões na economia brasileira. Já pesquisa da Protect & Project Oneself, realizada pela seguradora BNP Paribas Cardif, aponta que 72% dos brasileiros estão mais propensos a tomar crédito para financiar a compra de imóveis.
O contexto torna o fim de ano um período estratégico para investimentos no mercado imobiliário. Segundo Caio Diniz, gerente comercial da Vega Incorporações, existem diversas formas de utilizar o salário extra do fim de ano para garantir um imóvel. Uma das opções é usar na entrada.
“Quanto maior a entrada que você der na compra de um imóvel, menores serão as parcelas ou os juros do financiamento”, diz. Caso ainda assim não tenha o valor da entrada, é interessante aplicar o dinheiro em investimentos seguros enquanto acumula recursos.
Caio Diniz ressalta que o 13° também pode ajudar bastante no pagamento de dívidas. O ideal é quitar aquelas com juros altos antes de financiar um imóvel, já que isso aumenta sua capacidade de crédito. Uma outra maneira interessante de aproveitar o extra é negociar descontos.
“Caso esteja comprando um imóvel diretamente com o proprietário ou uma construtora, usar o salário extra como pagamento à vista ou reforço de entrada pode ser uma estratégia para negociar um bom desconto”, afirma o gerente da Vega Incorporações.
Outros usos
Burton Lago, gerente comercial da Habitat Incorporadora, destaca outros dois usos positivos: o dinheiro pode ser uma reserva de emergência para despesas futuras do financiamento, como a entrega das chaves, e pode ser usado em despesas extras. Entre elas, a aquisição de móveis, eletrônicos, trabalhos de decoração e reformas.
Além disso, se você já fez um financiamento imobiliário, pode usar o 13º para amortizar o saldo devedor, o que reduz as parcelas ou o prazo total do financiamento e diminui o gasto com juros.
Durante o período da Black Friday, é comum encontrar ofertas com taxas de juros reduzidas, parcelamento facilitado da entrada e prazos estendidos no setor de construções. Algumas promoções incluem a isenção de taxas como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e custos cartoriais. Na Vega Incorporações, por exemplo, haverá desconto de R$ 5 mil em todos os produtos.