A eleição presidencial cada vez aponta para uma disputa muito apertada entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT). Embora o petista lidere todas as pesquisas eleitorais, a sua (boa) vantagem em relação ao principal adversário tem caído gradualmente semana a semana. É o que mostra a pesquisa BTG Pactual, feita pelo Instituto FSB e divulgada nesta segunda-feira (22/8).
Nela, Lula mantém 45% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores. É o mesmo patamar da semana passada. Mas, Bolsonaro cresceu 2 pontos e agora aparece com 36%, reduzindo a diferença para a casa de um dígito. Os números correspondem ao cenário estimulado, no qual uma lista de candidatos é apresentada aos eleitores.
Na pesquisa espontânea, no qual os nomes dos candidatos não são apresentados, Lula manteve os 41% da semana passada, enquanto Bolsonaro cresceu 2 pontos para 34% das intenções de voto.
Os demais candidatos, de longe, ameaçam a polarização entre Bolsonaro e Lula. Em relação a pesquisa estimulada, Ciro Gomes (PDT) está em terceiro lugar, com 6%; já Simone Tebet (MDB), Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (PROS) ficaram com 3%, 1% e 1%, respectivamente.
Além disso, 12% dos entrevistados não sabem em quem votariam ou não souberam responder. Outros 3% não votariam em ninguém, e 3% votariam branco. O instituto ouviu 2 mil eleitores, entre os dias 19 e 21 de agosto de 2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais, e o índice de confiança é de 95%.
Em Goiás
Jair Bolsonaro consolida a sua liderança no eleitorado goiano, segundo pesquisa do Serpes divulgada neste domingo (21/8) pelo jornal O Popular, com 40,8%, das intenções de votos, contra 35,5% de Lula. Na rodada de julho, ambos estavam empatados na casa de 38%. De lá para cá, o presidente cresceu e o petista caiu nas intenções de votos em Goiás.