O presidente do Progressistas em Goiás, Joel de Sant´Anna Braga Filho, será empossado às 16 horas de hoje como novo secretário estadual da Indústria e Comércio pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Desta forma, oficializa o retorno do PP para a base governista, depois do rompimento entre o governador e o presidente estadual do partido, o ex-deputado federal Alexandre Baldy, que também estará presente na solenidade. Joel é irmão de Baldy. O atual secretário da pasta, o empresário José Vitti, vai disputar eleição para deputado estadual.
O rompimento entre Ronaldo Caiado e Alexandre Baldy aconteceu no início deste ano, quando o pepista cobrou publicamente apoio do governador para a candidatura do deputado Arthur Lira (PP-AL) para presidente da Câmara dos Deputados. Caiado não gostou e logo em seguida outro irmão de Alexandre, Adriano Baldy, foi exonerado da Secretaria de Cultura do Estado.
Daí em diante o presidente do PP deu várias declarações críticas ao governo estadual. Uma delas, ao Popular, cobrou justamente uma política econômica para o Estado. “Sem definir uma agenda clara, ações contundentes e, principalmente medidas de recuperação da economia, Goiás não conseguirá se recuperar”, cobrou. Tudo indica que o PP terá agora a chance de implementar essas medidas. Convém lembrar que Alexandre Baldy já foi secretário estadual da Indústria e Comércio no governo de Marconi Perillo (PSDB).
No início deste mês, numa articulação do presidente do MDB de Goiás, Daniel Vilela, Caiado e Baldy fumaram o cachimbo da paz. O reembarque do PP já está oficializado, agora falta definir como ficará a aliança para 2022. O pepista diz que seu projeto é disputar eleição para o Senado, mas na base governista o que não falta é candidato a senador e só há uma vaga na chapa. Pelo menos seis: Henrique Meirelles (PSD), João Campos (Republicanos), Delegado Waldir (PSL), Zacharias Cail (DEM), Wilder Morais (PSC) e Luiz do Carmo (MDB). Agora, sete com Baldy.