A economia de Goiás, como a brasileira, também já dá seus primeiros sinais de desaceleração. O Produto Interno Bruto (PIB) goiano cresceu 5,3% no terceiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O percentual supera o avanço do PIB nacional, que foi de 2% no mesmo período.
No acumulado nos últimos 12 meses, a alta é de 5%, enquanto na variação acumulada no ano, o PIB de Goiás manteve um crescimento positivo de 4,8%.
Entretanto, na análise do terceiro trimestre de 2023, comparado ao trimestre imediatamente anterior, o resultado do PIB goiano foi negativo em 0,1%. Nesta comparação, somente o setor da indústria apresentou crescimento (2,3%).
As informações constam no boletim sobre a Conjuntura Econômica de Goiás, referente ao terceiro trimestre do ano, divulgado pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).
Apesar do primeiro sinal de desaceleração, o diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo, afirma que a tendência é de crescimento para a economia de Goiás. “Prova disso é que crescemos no trimestre analisado e também no acumulado no ano e nos últimos 12 meses”, disse.
Saiba mais: PIB brasileiro cresce apenas 0,1% no 3º trimestre