O Instituto Hortense comemora 9 anos de atuação nesta sexta-feira (30/5) com uma marca impressionante: mais de 5 milhões de pessoas impactadas, das quais 1,2 milhão são estudantes, em 3 mil escolas de três estados brasileiros.
Destas, cerca 1 mil unidades de ensino são da rede estadual pública de Goiás, onde atende 550 mil estudantes, professores e profissionais da educação por meio do Programa Ouvir e Acolher, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Considerada hoje a maior instituição da América Latina dedicada à educação socioemocional em ambientes de escolas públicas, com sede em Uberlândia (MG), o Instituto Hortense foi fundado em 30 de maio de 2016 pelo cantor, compositor, escritor e palestrante Leo Chaves. O principal objetivo é levar educação socioemocional ao maior número possível de pessoas.
Inspiração
Leo Chaves conta que a sua ideia teve como inspiração ampliar a experiência que estava vivendo dentro de sua própria casa à época: uma reconexão com ele mesmo e com os seus filhos.
“A fama, o sucesso, não são coisas fáceis de lidar e de se adaptar. Me vi um pouco desconectado de mim e das pessoas que eu mais amava, que eram os meus filhos. A educação socioemocional representou para mim, uma forma de estabelecer esse elo, esse vínculo mais forte com os meus filhos”, explica.
Leo afirma que, a partir do momento em que teve acesso às ferramentas e competências socioemocionais, pôde experienciar uma grande transformação em si mesmo e nas pessoas do seu entorno.
“Tive a vontade de ampliar para a sociedade essa oportunidade. E eu falo de oportunidade porque o Instituto Hortense tem, desde o início, o princípio de ir exatamente até aquelas crianças que não tinham oportunidade, que vivem em um estado de vulnerabilidade”, diz Leo Chaves.
Goiás
Em Goiás, por meio da atuação de psicólogos e profissionais do serviço social nas unidades escolares do Estado, o Programa Ouvir e Acolher foi implantado em agosto de 2023 para promover o bem-estar psicossocial da comunidade escolar, desde alunos e professores até pais e familiares.
A partir das análises, o programa promove ações e intervenções personalizadas, de modo a melhorar o bem-estar da comunidade escolar. A Seduc-GO faz também os encaminhamentos necessários às secretarias de Saúde e de Ação Social para que possam promover a atenção necessária.
Somente no primeiro ano do programa em Goiás, os resultados demonstraram que mais de de 88% da comunidade escolar perceberam redução comportamentos de risco, como bullying, ideação suicida, autolesão e assédio, nas escolas públicas. Outro resultado significativo foi a percepção de redução dos conflitos no ambiente escolar por 74,9% das pesssoas pesquisadas.
Além disso, houve impacto positivo de 60% na autogestão dos profissionais que integram a população escolar. O que se traduz em controle das emoções, decisões responsáveis e persistência no alcance de seus objetivos, organização da rotina e do tempo de estudo.
Metodologia
O trabalho da instituição tem como base a Metodologia EAI (Emoção, Aprendizagem e Inteligência), uma abordagem ativa e conectada à realidade dos estudantes e suas famílias.
A proposta é fomentar ambientes criativos, que valorizem a autonomia, o aprendizado significativo e a construção de valores fundamentais para uma vida cidadã e emocionalmente saudável.
Por meio de ciclos de formação, encontros presenciais e virtuais, acolhimentos pedagógicos, eventos com famílias e ações como lives, seminários e palestras, o Instituto Hortense atua com o propósito de transformar vidas por meio da escuta, do afeto e da inteligência emocional.