O governo de Ronaldo Caiado (União Brasil), em parceria com a Saneago, abriu as inscrições para o seu novo Programa Água Social, que oferece desconto de 50% na tarifa de água e esgoto, exclusivo para a categoria residencial. Na verdade, o benefício já existia na estatal goiana, com mais de 20 mil famílias contempladas. O governo quer é ampliar por 12 meses o universo que tem direito ao desconto, para incluir mais 100 mil famílias carentes em Goiás.
Entre 2010 e 2021, as categorias da Tarifa Social Residencial Social e Comercial II tiveram forte redução sobre o total cadastradas na Saneago. Em 2010, respondiam por 6,7% do total. Em agosto de 2021, caiu para apenas 0,94%. Por outro lado, nesse mesmo período o número de ligações de água no Estado saltou de 1,3 milhão para 2,3 milhões.
Os critérios para enquadramento incluem: cadastro ativo no banco de dados do CadÚnico, do Governo Federal, na faixa de renda per capita de extrema pobreza; e titularidade ativa na conta de água, sendo que só será possível a inclusão de uma única conta por CPF.
Para aderir, o usuário pode entrar em contato com a Central de Relacionamento da Saneago, por meio do número 0800 645 0115, ou então se dirigir a uma das unidades de atendimento no Vapt Vupt, mediante agendamento prévio. Se a conta já estiver em nome do beneficiário, bastam os documentos pessoais. Caso contrário, é necessário efetuar a alteração de titularidade, apresentando também documento que comprove posse ou vínculo com o imóvel.