domingo, junho 15, 2025
Entrelinhas Goiás
  • Home
  • Política
  • Economia
  • Goiás
  • Brasil
  • Veículos
  • Contato
Sem resultados
Ver todo resultado
  • Home
  • Política
  • Economia
  • Goiás
  • Brasil
  • Veículos
  • Contato
Sem resultados
Ver todo resultado
Entrelinhas Goiás
Sem resultados
Ver todo resultado
Goiás

Estado vai antecipar renovação de concessões no transporte

Governo quer antecipar a renovação dos contratos com as empresas que atuam na Grande Goiânia por mais 20 anos e exigirá investimentos.

Redacao Escrito por Redacao
27 de setembro de 2023
em Goiás, Manchetes
Estado vai antecipar renovação de concessões no transporte

O governo de Goiás enviou à Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (27/9), o anteprojeto de lei que reorganiza o Sistema Integrado de Transporte da RMTC, na Grande Goiânia. O objetivo é promover melhorias na infraestrutura que compõe o sistema e a eletrificação da frota. Para isto, o texto promove o reordenamento legal referente à concessão pactuada com as empresas que operam o sistema, no edital de concorrência vencido em 2007.

O projeto cria mecanismos que conferem segurança jurídica às concessões, para que os investimentos sejam amortizados dentro de um tempo hábil. O contrato que se encontra vigente na Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) envolve quatro empresas privadas (HP, Viação Reunidas, Cootego e Rápido Araguaia) e tem validade até 2028. Mas já contemplava a prorrogação pelos próximos 20 anos. Com isso, o contrato será renovado de forma antecipada.

“Importante explicar que, ao fazermos essa antecipação da prorrogação, estamos considerando os cinco anos restantes dentro do contrato já pactuado e que está vigente (2008 – 2028) e acrescentando mais 20 anos de prorrogação. Por isso, esse aditivo vai permitir que as empresas façam os investimentos idealizados pelo governo de Goiás, tendo até 2048 para amortizarem seus aportes”, explica o presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) e secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

Investimentos

Entre os investimentos pactuados para serem executados, estão a requalificação do Eixo Anhanguera, envolvendo a eletrificação da frota e modernização da infraestrutura do corredor, com investimentos na infraestrutura dos terminais e plataformas, bem como de novos pontos de ônibus e a modernização de toda a frota fora do Eixo. “São investimentos altos que não conseguiriam ser amortizados nos cinco anos restantes do contrato. Então, esta é a forma mais ágil de dar início a esses processos, uma vez que a população não pode mais esperar”, reitera.

A lei complementar que será apreciada pela Assembleia também cria uma nova modelagem contratual promovendo a separação dos contratos em Opex (contrato de operação) e Capex (contrato de investimento). Na forma como acontece hoje, cada uma das concessionárias cumpre o seu contrato, onde estão contempladas as duas ações de investimento e operação conjuntas. Com a nova proposta, cada empresa firmará junto à RMTC o seu contrato de OPEX, onde estarão definidas as suas responsabilidades com relação à operação, manutenção da frota e da infraestrutura.

Já o contrato de Capex, referente aos investimentos, será firmado com uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), a ser formada pelas quatro empresas concessionárias e a Metrobus (que conta com um contrato de concessão próprio). Mas com a finalidade de juntas promoverem todos os investimentos previstos como eletrificação e renovação da frota, e melhorias infraestruturais aprovadas pela Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC). Por meio da SPE é possível promover os investimentos de forma mais célere, sem que seja submetido aos trâmites licitatórios de aquisição de veículos, por exemplo.

A lei complementar também cria a Câmara de Compensação e Custódia que será formada por representantes das concessionárias e do poder público. Será a responsável por receber os recursos repassados pela CMTC e pelo Sitpass, fazer a quitação dos empréstimos feitos junto aos bancos para promover os investimentos, para só depois fazer o repasse às empresas e à SPE.

Saiba mais: Motivos para não usar o transporte público

Tags: GoiâniaempresasconcessãoEstadotransporte público
Notícia Anterior

Ceará passa Goiás na produção de pequis

Próxima Notícia

Prefeitura convoca mais 465 concursados para educação

Próxima Notícia
Prefeitura convoca mais 465 concursados para educação

Prefeitura convoca mais 465 concursados para educação

Pesquisar

Sem resultados
Ver todo resultado

Últimas Notícias

Confira os 6 golpes mais comuns na internet

Confira os 6 golpes mais comuns na internet

14 de junho de 2025
Picapes: Ranger ameaça reinado da Hillux em Goiás

Picapes: Ranger ameaça reinado da Hillux em Goiás

14 de junho de 2025
Goiás tem primeiro caso confirmado de gripe aviária

Goiás tem primeiro caso confirmado de gripe aviária

13 de junho de 2025
Vanderlan filia Mendanha no PSD

Vanderlan filia Mendanha no PSD

13 de junho de 2025
Goiás tem a 4ª menor taxa de homicídios no país

Goiás tem a 4ª menor taxa de homicídios no país

13 de junho de 2025
Dengue: Goiânia registra queda de 46%

Dengue: Goiânia registra queda de 46%

13 de junho de 2025
Ver mais

Receba nossa Newsletter

News Cadastrada com sucesso!

Algo deu errado. Tente novamente.

Endereço: Rua Brasil, 50, Sala 8F, Setor Bueno, Goiânia (GO), 74215-070

© 2021 Entrelinhas Goiás.

Sem resultados
Ver todo resultado
  • Home
  • Política
  • Goiás
  • Economia
  • Brasil
  • Veículos

© 2021 Entrelinhas Goiás.