As principais redes goianas do comércio varejista têm planos de ampliar sua atuação, tanto nas lojas físicas como nas vendas pela internet. A rede Novo Mundo e a Super Barão preveem a abertura de mais 56 lojas e supermercados, que demandarão investimentos superiores a R$ 80 milhões. O grupo Novo Mundo tem 65 anos de mercado e atualmente conta com 143 lojas no País. O plano de expansão da empresa prevê a abertura de mais 30 unidades, especialmente na Região Nordeste do Brasil. Já a meta da rede Barão de Supermercados é dobrar de tamanho nos próximos dois anos.
Há cinco anos o grupo Novo Mundo tem passado por uma completa reformulação, não apenas gerencial, mas também no próprio negócio. No ano passado o faturamento bruto foi de R$ 1,3 bilhão, crescimento de 10% em relação a 2020. O crescimento do faturamento se deve, principalmente, à aposta de investir mais nas vendas pela internet, num processo de integração entre canais físicos e digitais que teve início há seis anos na empresa.
Quase 40% das vendas no ano passado do Novo Mundo foram realizadas pelos canais digitais. O processo começou no início da pandemia da Covid-19 no Brasil, que fechou lojas físicas e fez saltar as vendas pelos canais digitais.
A rede Barão de Supermercados, com quase 30 anos de mercado, vai investir R$ 30 milhões este ano na abertura de duas lojas em Goiânia e outra em Goianira, além de reformas e melhorias nas suas 24 unidades no Estado. Para os próximos dois anos, entretanto, a meta é mais ousada: chegar a 50 unidades, que seguirão o modelo de supermercado de vizinhança, com lojas menores, mas com um grande mix de produtos.
Outra linha de atuação da empresa será no comércio eletrônico. Ainda não é possível comprar online do supermercado, mas é um setor que também receberá investimentos em breve. Das 24 unidades da Rede Barão, cinco atuam no atacarejo, que combina a venda tanto para o consumidor pessoa física quanto jurídica. A rede cresceu 7% no ano passado e prevê crescimento de 15% para este ano, com as novas unidades.