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Economia

Ferrovia: empresa anuncia projeto de R$ 19,5 bilhões para Goiás

A empresa do setor portuário Petrocity Portos S.A. diz ter interesse e projeto de investir R$ 19,5 bilhões para implantação de 1.638 quilômetros de linhas férreas em Goiás.

A empresa Petrocity diz ter interesse e projeto de investir R$ 19,5 bilhões para implantação de 1.638 quilômetros de linhas férreas em Goiás.

Jarbas Rodrigues Escrito por Jarbas Rodrigues
27 de outubro de 2021
em Economia, Manchetes
Ferrovia: empresa anuncia projeto de R$ 19,5 bilhões para Goiás

O Grupo Petrocity diz ter interesse e projeto de investir R$ 19,5 bilhões, por meio do programa federal Pro Trilhos, para implantação de 1.638 quilômetros de linhas férreas em Goiás. A empresa foi criada em 2013 por um grupo de executivos dos setores logístico e bancário do Brasil visando projetos de implementação e administração de terminais portuários.

O projeto mais ambicioso é construir uma linha de Brasília (DF) até Barra de São Francisco (ES), cruzando por Goiás e Minas Gerais. Trata-se da Estrada de Ferro Juscelino Kubistchek (EFJK), com 1.108 quilômetros de extensão e previsão de R$ 14,2 bilhões em investimentos previsto na implantação da ferrovia e de seis unidades de Transbordo e Armazenamento de Cargas (UTACs). Em Goiás, a linha passaria por Cabeceiras e Formosa.

A Petrocity também apresentou projeto para implantação de uma estrada de ferro entre Campos Verdes (GO) e Unaí (MG), com 530 quilômetros de extensão e investimento em R$ 5,3 bilhões.

Ao todo, as 23 propostas submetidas até o momento à apreciação do governo federal totalizam R$ 100,03 bilhões em investimentos e 7.501 quilômetros de novos trilhos em 14 unidades da Federação. As propostas foram apresentadas por 12 empresas privadas: são três que já atuam no setor de transportes ferroviários e nove estreantes, entre eles a Petrocity. Elas estão inseridas no programa federal Pro Trilhos, que estimula a ampliação da malha ferroviária nacional pelo instrumento de outorga por autorização ao setor privado, de forma mais célere e desburocratizada do que pelo sistema de concessões.

Tags: CabeceirasCampos VerdesGoiásinvestimentosprojetoGoverno federalferroviaFormosamalha ferroviáriaPetrocity
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