Goiânia ocupa a 23º posição no ranking nacional de Gestão do Território, quando comparada aos outros 5.570 municípios brasileiros. Segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (26/3) pelo IBGE, que investiga a influência exercida pelas cidades na gestão pública.
Enquanto algumas instituições públicas agem de maneira centralizada, outras apresentam unidades descentralizadas, localizadas em diversos municípios.
Com base na hierarquia das instituições públicas presentes em determinada cidade, é possível determinar o seu grau de poder para emitir decisões, estabelecer parâmetros, coletar informações e distribuir recursos para as unidades descentralizadas sob o seu comando.
Níveis
Assim, a Gestão de Território classifica os centros urbanos em diferentes níveis, que variam de 1 a 9. O nível 1 é ocupado apenas por Brasília, que centraliza o papel de gestor da estrutura administrativa estatal. No nível 2, encontram-se Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.
Goiânia aparece como o município goiano mais bem posicionado, o único a ocupar o nível 4. Seguido por Anápolis e Rio Verde.
Para a classificação da capital goiana, segundo o IBGE, foi determinante a definição da cidade como município-sede de: Superintendência Estadual do IBGE, Gerência Executiva do INSS, Seção Judiciária, Superintendência Regional do MTE, Delegacia da Receita Federal, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho, Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Estadual de Educação
Centro de Gestão
Em outro ranking do IBGE, Goiânia aparece no 10º lugar como o maior Centro de Gestão do Território do Brasil. O estudo classifica os municípios que possuem, simultaneamente, entidades de instituições públicas descentralizadas e unidades locais de empresas multilocalizadas.
Apenas 39,1% das cidades brasileiras atendem aos critérios. Dentre elas, Goiânia figura na décima colocação, ocupando o segundo dos nove níveis de gestão do território. O resultado representa um avanço para a capital goiana, que, em 2014, aparecia apenas na quarta classe em gestão do território.
Em Goiás, as cidades de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Rio Verde e Itumbiara se posicionam logo abaixo de Goiânia e pertencem ao nível 4. Os demais municípios do estado ocupam o nível 5 ou menor.