O Censo Demográfico de 2022, divulgado pelo IBGE, afirma que Goiás apresentou um índice de coleta de lixo domiciliar acima da média nacional. No estado, 94,5% do lixo é coletado, enquanto no Brasil a média é de 90,9%.
Em Goiânia, aa coleta de lixo é ainda mais eficiente, com 99,7% dos moradores residindo em domicílios com o lixo sendo recolhido, sendo a terceira melhor capital nesse quesito.
Isso significa que a grande maioria dos domicílios da capital goiana tem acesso à coleta regular de lixo, o que contribui para a saúde pública e a limpeza urbana.
No estado, a coleta domiciliar por serviço de limpeza é a principal forma de descarte do lixo, com 90% dos domicílios utilizando esse serviço. Já 4,5% do lixo é depositado em caçambas de serviço de limpeza.
Apesar dos avanços, ainda há 4,4% do lixo em Goiás que é queimado na propriedade, o que pode causar problemas respiratórios e de saúde pública. E 0,24% do lixo é jogado em terreno baldio, encosta ou área pública, o que contribui para a poluição ambiental.