A Prefeitura de Goiânia anunciou a implantação de 48 câmeras de última geração com inteligência de leitura de placas de veículos. Afirma que o objetivo é criar “um anel de rastreamento veicular no município”. Para reforçar o projeto de “Cercamento Eletrônico”, serão instaladas também 250 câmeras de rua, sendo 202 Speed Dome, 360°, com alta capacidade de zoom. E serão construídos 300 quilômetros de fibras óticas exclusivas aos sistemas das unidades pertencentes à gestão municipal.
Estes investimentos visam fortalecer o Centro de Controle Integrado (CCI), administrado pela Sictec. Atualmente, 97 das 250 câmeras previstas na capital já estão ativas. O trabalho de monitoramento inclui parcerias com forças de segurança e Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM).
“A partir do monitoramento, as ações serão mais rápidas, dentro de uma modelagem que compartilha conhecimento, facilita informação e auxilia a gestão no processo decisório”, afirma o secretário do Escritório de Prioridades Estratégicas (EPE), Everton Schmaltz. Também está sendo criada uma “sala de situação” no Paço Municipal com painéis digitais, que vão comportar reuniões com até 30 integrantes.
Raio-X
O contrato para implementação do monitoramento de vias de Goiânia, realizados com a tecnologia Mapzer – Soluções, também promove um raio-X da infraestrutura viária da capital, com uso de inteligência artificial e das câmeras de alta resolução, auxiliando no mapeamento de ocorrências.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura (Seinfra), Denes Pereira, “é o primeiro instrumento tecnológico de amplo alcance com inteligência artificial implantada” em Goiânia. “Atende demandas de várias secretarias. Fornece dados já trabalhados para as intervenções a serem realizadas num total de 22 elementos levantados diariamente em ciclo mensal. Pode alcançar até 32 tipos de verificação”, diz. A Prefeitura afirma que a tecnologia também gera economia mensal de até R$ 2 milhões.
Leia também: Prefeitura de Goiânia vai remodelar o projeto Sandbox