A economia goiana acumula crescimento de 2,6% nos últimos 12 meses. Entretanto, com viés de forte alta, uma vez que no primeiro trimestre deste ano avançou 7,3%, comparada com os três meses anteriores. Segundo o Índice de Atividade Econômica (IBCR), divulgado pelo Banco Central (BC), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).
O crescimento goiano no primeiro trimestre deste ano superou a média nacional no mesmo período, que foi de 2,4%, segundo análise do Instituto Mauro Borges de Estatística e Pesquisas Socioeconômicas (IMB). Foi também o segundo maior entre as unidades da federação.
Na comparação entre março de 2023 e março de 2022, Goiás apresentou crescimento de 1,9%, levando o Estado ao 26° mês consecutivo com registros positivos. A variação entre fevereiro e março deste ano, foi de 1,5%.
Para o diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo, os resultados obtidos por Goiás são muito positivos. “Nosso Estado segue apresentando bons resultados. Registramos em março de 2023 valores positivos na taxa mensal interanual pela 26ª vez consecutiva e esse resultado se dá em razão do empenho da atual gestão em promover a qualificação dos cidadãos e o fomento da nossa economia”, disse.