As vendas no comércio goiano cresceram 1% em fevereiro deste ano, comparadas com as do mês anterior. E 1,6% comparadas com as de fevereiro de 2024. O resultado ocorre após a retração de 0,6% registrada em janeiro e sinaliza um avanço superior ao apresentado pelo Brasil (0,5%).
Segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (9/4) pelo IBGE, trata-se do 15º mês consecutivo de alta em relação ao mesmo mês do ano anterior. Com isso, a variação acumulada no varejo de Goiás, nos últimos 12 meses, se mantém positiva (4%).
No país, as vendas no comércio atingiram o maior patamar da série histórica iniciada em janeiro de 2000. O índice volta a crescer após uma série de quatro meses de variações muito próximas de zero, consideradas como estabilidade.
Estados
Na comparação de fevereiro com janeiro deste ano, 21 estados brasileiros registraram avanço. Com maior variação positiva em Rondônia (5,2%), seguida por Sergipe (3,7%) e Amazonas (3,4%). Com alta de 1%, Goiás teve o 12º maior crescimento do país.
Em Goiás, as vendas no segmento de móveis e eletrodomésticos se destacaram em fevereiro, com crescimento de 30,2%. Outro segmento que registrou forte avanço é o de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (alta de 9%.
Já o segmento de combustíveis registrou a maior retração (-11,7%) nas vendas em fevereiro e a sua sexta queda mensal consecutiva.
Varejo ampliado
Considerando o comércio varejista ampliado, Goiás registrou queda de 1,2% em relação a fevereiro de 2024. Inclui as vendas dos segmentos de veículos, motocicletas, peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo.
Dentre os segmentos, o de veículos e peças caiu 2,4% no mês, após os sucessivos crescimentos de dezembro (4,9%) e janeiro (4,9%). Já o atacado especializado teve variação negativa ainda maior, de 6,8%. O de material de construção recuou 2% em fevereiro.