Um sistema de segurança pública inédito no Centro-Oeste será implantado em Aparecida de Goiânia (GO): Totens de Segurança Helper. São projetados para reforçar a segurança das pessoas que circulam pela cidade. Ao todo, 101 equipamentos serão instalados em locais estratégicos do município, com grande movimento de pessoas, principalmente pedestres.
A instalação, que deve ser concluída em até 90 dias, seguirá em três etapas. Inicialmente em terminais, praças e unidades de saúde, seguido por shoppings e escolas, e por fim, pontos de aglomeração em avenidas.
O investimento total para instalação e implantação dos totens, bem como sua locação ao longo de 12 meses, é de R$ 22,1 milhões. Com uma parte proveniente de recursos próprios da Prefeitura e outra parte proveniente do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Por meio de emendas do deputado federal Rubens Otoni (PT) e do ex-deputado federal Elias Vaz (PSB).
Com quatro metros de altura, os totens de segurança são blindados e formados por um sistema de giroflex, sirene, câmeras que monitoram em 360º de forma simultânea, botão de emergência e comunicador de áudio conectado diretamente ao CIT.
Uma câmera dome permite ao operador do sistema efetuar zoom nas ações de maior interesse para a segurança pública na região, além de uma câmera frontal junto ao botão de emergência que permite ao usuário interagir, em tempo real, com o agente de segurança que está respondendo pelo chamado.
O Totem conta ainda com alarme sonoro, alto-falante de grande alcance e localizador em tempo real.
Ações preventivas
“Caso a pessoa se sentir insegura, basta acionar o botão de emergência instalado no totem, realizando uma chamada para o agente que estiver operando as câmeras de dentro do Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) da cidade. A ocorrência será registrada e, imediatamente, uma equipe de policiais será deslocada até o local indicado pela vítima para o atendimento imediato”, explicou o prefeito Vilmar Mariano.
O secretário de Ciência e Tecnologia de Aparecida, Sandro Cristopher, ressalta que o uso de tecnologia, incluindo recursos de videomonitoramento e inteligência artificial, podem potencializar as ações preventivas de segurança pública.
“Esses equipamentos são interativos e vão permitir que o socorro e a ajuda cheguem à vítima em tempo recorde. Aparecida será referência e modelo para outros municípios aqui do estado e em todo Centro-Oeste, no investimento nesta tecnologia que favorece análises inteligentes de imagens, identifica situações de risco e otimiza a ação policial”, disse.
Operacionalidade
O totem funciona com tecnologia de inteligência artificial embarcada, com reconhecimento facial e de placas veiculares, com possibilidade de direcionar as mensagens de acordo com o reconhecimento que as câmeras capturam, e assim auxiliar na busca de foragidos da justiça, bem como de carros roubados.
Ele possui ainda um dispositivo anti-vandalismo, com o acionamento de alarme a qualquer tentativa de depredação do equipamento, que também é blindado, e irá operar 24 horas por dia.
O totem também possui uma tecnologia que identifica se há algum tipo de ação suspeita ou crimes ocorrendo nas proximidades do ponto em que está instalado. Os alto-falantes podem ser utilizados para transmitir mensagens educativas à população, campanhas de conscientização como Vacinação e Maio Amarelo, e alertas instantâneos em situações de emergência.
Leia também: Economia de Aparecida tem crescimento ‘chinês’