O falso pagamento foi responsável por 42% dos golpes aplicados no comércio eletrônico do Brasil no primeiro semestre de 2021, com prejuízo estimado em cerca de R$ 6 milhões, de acordo com estudo da OLX, uma das maiores plataformas de compra e venda online do País, e do AllowMe, plataforma de proteção de identidades digitais desenvolvida pela Tempest. Em seguida, estão a falsa venda (25%) e roubo de dados (23%). O estudo também analisou o comportamento dos fraudadores ao aplicar os golpes.
Os eletrônicos foram os produtos mais visados, representando 78% dos casos. Celulares aparecem em primeiro lugar na lista, com 47%, seguido por videogames (19%) e computadores (13%), facilidade no transporte, valor e facilidade de repassar esses produtos são os principais pontos que os colocam no topo do ranking. “Os fraudadores atuam principalmente na falta de conhecimento dos usuários sobre os processos de compra e venda eletrônica para aplicar a engenharia social e enganá-los”, diz Beatriz Soares, diretora da OLX.
O golpe do falso pagamento é uma atualização do antigo golpe do envelope vazio, quando o fraudador apresentava um comprovante de depósito no caixa eletrônico, mas não colocava o dinheiro no envelope e o valor não era computado pelo banco. Com a predominação das transações bancárias digitais, hoje o fraudador faz um falso comprovante de depósito com os dados da vítima e o envia por e-mail ou aplicativo de mensagem, fazendo a pessoa acreditar que o valor já foi depositado e entregue o produto da venda. Quando a vítima percebe o golpe, o fraudador já está com o produto e deixa de responder as mensagens.
Os golpes são praticados por associações criminosas que se articulam em rede, criam inúmeras contas falsas (utilizando dados válidos de pessoas) e tentam atrair o maior número de vítimas – seja com anúncios, seja com abordagens para comprar itens anunciados por clientes legítimos. Três em cada quatro atividades criminosas ocorrem entre meio-dia e meia-noite, enquanto a madrugada corresponde a somente 18% das tentativas de golpe.