Faleceu nesta terça-feira (21/2) a ex-deputada federal Iris de Araújo (MDB), viúva do ex-governador e ex-prefeito Iris Rezende, que faleceu há 15 meses. A ex-primeira-dama do Estado e de Goiânia estava internada, desde o último domingo, no Hospital Israelita Albert Einstein, em Goiânia. Ela foi submetida a uma cirurgia no pulmão, mas teve complicações e não resistiu. O velório da ex-deputada Íris de Araújo será no Paço Municipal de Goiânia, a partir das 7 horas desta quarta-feira (22/2). O sepultamento está previsto para as 17 horas no cemitério Santana, na capital.
“Ex-deputada federal por dois mandatos, Iris de Araújo construiu uma longa trajetória ao lado do ex-governador Iris Rezende Machado, com quem foi casada por mais de 50 anos”, diz o comunicado oficial. Em 1994, foi candidata a vice-presidente da República. Entre 2019 e 2010, ocupou a presidência nacional do PMDB. Suplente de senadora, chegou a exercer o mandato em 2003 e 2006. Deixa três filhos: Cristiano, Ana Paula e Adriana; e dois netos: Mariana e Daniel.
Luto oficial
A sua morte foi lamentada por diversas autoridades políticas e empresariais do Estado. “Com grande pesar, Gracinha e eu recebemos a notícia do falecimento de Iris de Araújo. Dona Iris, como era conhecida, exerceu grande protagonismo na política estadual ao lado de Iris Rezende. Construiu uma trajetória marcada, principalmente, pela defesa de políticas sociais para a população mais vulnerável. Fomos colegas na Câmara Federal e testemunho que ela exerceu seus mandatos com coragem e altivez. Dona Iris foi sempre uma voz em defesa do povo goiano”, disse o governador Ronaldo Caiado. Ele decretou luto oficial de três dias no Estado.
“Eu e toda minha família estamos profundamente consternados com a notícia da morte de Iris de Araújo. Assim como o marido, ela marcou a história da política em Goiás e no país e deixa uma imensa lacuna dentro do nosso MDB. Seja como parlamentar ou como primeira-dama do estado e da capital, Iris de Araújo enfrentou com muita coragem e ousadia toda e qualquer dificuldade relacionada à participação da mulher na política. Também fez escola ao trabalhar com foco nos mais vulneráveis, e por isso contribuiu sistematicamente para que projetos e ações encampados pelo poder público para melhorar a vida dos menos assistidos fossem uma marca do MDB de Goiás”, afirmou o vice-governador Daniel Vilela, presidente estadual do MDB.
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto (UB), também manifestou pesar em nota pelo falecimento de Iris de Araújo. Também decretou luto oficial de três dias no Parlamento goiano. “Foi com enorme tristeza que recebemos a notícia do falecimento da nossa grande amiga e companheira de caminhada, Dona Iris. Ela que, assim como o nosso saudoso Iris Rezende, construiu uma história de luta, de trabalho por Goiás e de incansáveis e notórios serviços em favor dos goianos. Sem dúvidas, deixa um legado brilhante não só para a política goiana, mas para todo o País”, disse.