Nesta quarta-feira (22), dia em que completaria 88 anos, o ex-governador Iris Rezende vai ganhar do governo do Estado uma homenagem com a exposição “Iris: Uma História de Amor por Goiás”. A festa de abertura será a partir das 18h30, no hall do Teatro Goiânia, e contará com apresentações musicais de Maria Eugênia e Marcelo Barra. O governador Ronaldo Caiado participará da solenidade, ao lado de familiares do ex-prefeito da capital.
A exposição ficará aberta ao público até o final de abril de 2022 na sala Belkiss Spenziere do Museu da Imagem e do Som, localizada no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, com visitas de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Iris morreu no dia 09 de novembro, por causa de complicações em decorrência de um AVC.
Hoje diversas lideranças políticas postaram homenagens a Iris nas redes sociais. O governador Caiado afirmou que Iris exerceu os mandatos para os quais foi eleito com “independência intelectual e moral” e lamentou sua falta. Presidente estadual do MDB, Daniel Vilela lembrou as gigantescas festas de aniversário na fazenda de Iris em Guapó, que reunia milhares de políticos, amigos e admiradores. “É uma lembrança repleta de ensinamentos sobre espírito público, humildade e, principalmente, alegria de viver”, disse.
O prefeito Gustavo Mendanha (sem partido) anunciou que já enviou à Câmara Municipal projeto de lei para dar o nome de Iris Rezende ao Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP). “Aparecida será eternamente grata a ele”, afirmou. Sucessor de Iris na Prefeitura de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), disse que o ex-prefeito será sempre lembrado pela alegria.