O prefeito eleito Sandro Mabel (União Brasil) anunciou nesta segunda-feira (23/12) mais três nomes para o primeiro escalão na Prefeitura de Goiânia a partir de 1º de janeiro. Entre eles, um bolsonarista: Uugton Batista.
Embora já atuou na diretoria de políticas e eventos da Secretaria de Cultura, na gestão de Iris Rezende (2017 e 2018), Uugton é mais conhecido por sua ligação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e com cantores sertanejos goianos.
Na campanha de Mabel promoveu forte ligação do candidato com o meio sertanejo, conseguindo o apoio de algumas duplas. Nas redes sociais, Uugton destaca postagens com a família Bolsonaro (Jair e os filhos Flávio e Carlos Eduardo), além de cantores conhecidos no meio sertanejo.
Curiosamente, o meio cultural de Goiânia tem tradicionalmente forte ligação com a esquerda.
Outros nomes
Outro nome anunciado por Mabel é o da professora Erizânia Freitas, que disputou neste ano a Prefeitura de Anápolis pelo União Brasil, com apoio do governador Ronaldo Caiado e do prefeito Roberto Naves (Republicanos). Ficou em terceiro lugar na eleição. Ela vai comandar a Secretaria Municipal de Política Para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos.
Para a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), a escolha foi por Zilma Percussor Campos Peixoto. Ela também já atuou nas administrações de Iris Rezende, como secretária de Finanças e de Planejamento Urbano e Habitação, e também já presidiu a Amma.
Ao todo, Mabel já confirmou 17 nomes para o primeiro escalão, pouco mais da metade dos cargos a serem preenchidos.