O prefeito Sandro Mabel (União Brasil) lançou nesta sexta-feira (7/2) o Plano Nova Mobilidade de Goiânia. O projeto envolve medidas que visam uma “gestão mais eficaz do trânsito e do transporte” na capital goiana. Que enfrenta desafios como falta de fluidez e ocupa a 6ª posição entre as capitais brasileiras com a maior frota veicular.
“Teremos um estacionamento rotativo digital com a abertura de 6 mil vagas iniciais, começando pelo Centro e Campinas, chegando a 18 mil vagas. Objetivo é dar uma condição de estacionamento melhor e impulsionar o comércio nessas regiões”, afirmou Mabel.
O novo documento revoga o decreto da gestão anterior, de julho de 2024. A Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) terá 180 dias, a partir da publicação do documento, para atualizar o plano de mobilidade urbana. O documento prevê em caráter de urgência as iniciativas que deverão ser implementadas nos 100 primeiros dias deste ano de 2025.
Titular da SET, Tarcísio Abreu, aponta que decreto está baseado no tripé trânsito, transporte e mobilidade ativa. “Uma nova etapa para a cidade, uma nova mobilidade e um programa de desobstrução de vias arteriais. Isso tudo faz parte do planejamento que estamos realizando”, afirmou.
Principais medidas
Segundo a SET, a Nova Mobilidade busca a redução dos congestionamentos, conflitos no trânsito e tempo de deslocamento da população. Além de tornar o transporte coletivo atrativo, com ênfase na acessibilidade, pontualidade, regularidade e eficiência dos serviços.
Outra prioridade será a melhoria e acessibilidade das calçadas, ampliação da malha de ciclovias e ciclofaixas e incentivo à mobilidade ativa, com bicicletas públicas compartilhadas integradas ao transporte público coletivo.
O projeto Nova Mobilidade prevê ainda a restrição de estacionamento em áreas críticas, regulação de carga e descarga, ajustes geométricos em cruzamentos, melhoria na sinalização horizontal e vertical, criação de uma Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT) para coordenar operações de tráfego e transporte.
Com o processo de reestruturação do sistema de transporte coletivo, estão sendo implementadas também fontes de dados (data lake) para armazenar informações, sistemas de AVL (Automatic Vehicle Location), bilhetagem eletrônica, câmeras de monitoramento (ônibus, terminais e estações), semáforos e dados de telemetria. Essa base de dados permitirá a análise integrada e fundamentada da operação de trânsito e do transporte público em tempo real.
Desobstrução das vias
O programa de desobstrução das vias arteriais tem como foco inicial 10 vias da cidade. São elas: Avenida Jamel Cecílio/Avenida 136, Corredores do Sistema BRT Norte-Sul e Leste-Oeste, Avenida 24 de Outubro, Avenida Independência, Avenida Castelo Branco, Avenida Mangalô, 5ª Avenida, Avenida São Francisco, Avenida 85, e Avenida T-10.
A iniciativa espera promover um aumento na velocidade média do transporte coletivo. Na solenidade, foi assinada a ordem de serviço para a implantação do programa nas Avenidas Jamel Cecílio e 136 e nas avenidas Castelo Branco e Mutirão.
O trabalho para a desobstrução das vias envolve engenharia de tráfego e de operação e fiscalização do trânsito veicular com revisão de tempos semafóricos, sinalização de conversão livre à direita, restrição de estacionamentos e operações de carga, implantação de faixas exclusivas para transporte público, sinalização aprimorada para reduzir pontos de conflito, restrição de alocação de equipamentos (caçambas, tachões, betoneiras etc.) nas vias, ampliação do número de faixas de tráfego, dentre outras ações.