O futuro secretariado do prefeito eleito Sandro Mabel (União Brasil) já tomará posse com possibilidade de demissão em seis meses. Ou seja: julho de 2025. Segundo disse em entrevista ao programa Universo Politheia, da Fonte TV. “Todos os secretários que eu nomear vão ter o pedido de demissão com de seis meses. Eles vão pedir demissão com seis meses”, frisou.
Mabel explicou que a sua equipe passará por uma espécie de estágio probatório na Prefeitura de Goiânia. Os secretários e auxiliares que não estiverem correspondendo às suas expectativas, serão demitidos depois de seis meses da gestão.
Sobre o secretariado, em que o prefeito eleito prometeu anunciar no início deste mês, os nomes devem ser conhecidos somente a partir da próxima semana. Disse que alguns nomes “se encontram em fase de testes”. Por ora, confirma somente Valdivino de Oliveira na Secretaria de Finanças.
Contudo, Mabel afirmou que oito mulheres farão parte do primeiro escalão da sua gestão.
Reforma administrativa
A equipe de transição de Mabel trabalha na elaboração de uma reforma administrativa na Prefeitura. Entre as alterações previstas estão a criação das secretarias de Gestão e Negócios e de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
A Secretaria de Gestão e Negócios deve ocupar o lugar do atual Escritório de Prioridades Estratégicas. A nova pasta será voltada para a ampliação das fontes de receita da prefeitura, com foco no aproveitamento de seus equipamentos por meio de parcerias público-privadas (PPPs).
Já a futura Sedics representará uma ampliação das competências da atual Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec). A Secretaria de Relações Institucionais será transformada em Articulação e Captação, para a obtenção de emendas parlamentares e recursos federais.
A expectativa de Mabel é que o projeto da reforma seja encaminhado na próxima semana pelo atual prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) para votação na Câmara de Goiânia.