O prefeito eleito Sandro Mabel (União Brasil) disse nesta quinta-feira (19/12) que já se inicia uma nova realidade para Goiânia. “A capital passa por um momento difícil, mas estou preparado. Faço gestão há 52 anos e vou assumir a prefeitura com muita vontade”, declarou na solenidade da sua diplomação, realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18).
Mabel garantiu que sua gestão será marcada pela transparência, diálogo com a população e participação popular. Entre as principais metas, mencionou: ampliar o acesso à saúde e à educação, fortalecer a segurança pública, melhorar a mobilidade urbana e incentivar o empreendedorismo.
Presente na solenidade, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) reafirmou compromisso de fortalecer parcerias do Estado com a Prefeitura de Goiânia. Vale lembrar que a candidatura de Mabel foi uma articulação direta de Caiado, que quebrou um tabu de mais de três década que governador não elege prefeito da capital de Goiás.
“Mabel vai superar as dificuldades e os momentos difíceis que a capital está enfrentando. E ele pode contar com o governo de Goiás, estaremos de mãos dadas com esse objetivo”, disse Caiado. “Tenho certeza de que, da mesma maneira que Goiás é hoje o Estado mais bem avaliado do Brasil, Goiânia também será, em pouco tempo, a capital mais bem avaliada do país”, enfatizou.
Rogério Cruz
O atual prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) também compareceu à diplomação de Mabel e dos vereadores eleitos e reeleitos. Embora ficou praticamente calado em toda a cerimônia, praticamente olhando o celular o tempo inteiro. Principalmente quando teve de ouvir algumas críticas do governador e do prefeito eleito em relação a situação atual da capital.
“Este é um momento significativo para a democracia em nossa cidade. Desejo ao prefeito eleito, Sandro Mabel, e aos vereadores sabedoria e compromisso para dar continuidade aos avanços e conduzir Goiânia rumo a um futuro ainda melhor, sempre em diálogo com a população e em respeito às nossas instituições”, declarou Cruz.
Fred e Gayer
Quem também compareceram à diplomação, para a surpresa de todos, foram o ex-deputado e candidato Fred Rodrigues e o deputado federal Gustavo Gayer, ambos do PL. Ficaram sentados nas últimas fileiras e justificaram a presença por conta dos três vereadores eleitos do partido em Goiânia.
Sandro Mabel foi eleito com 353.518 votos, o que representou 55,5% dos votos válidos. Mabel tem 65 anos, é empresário e administrador com 52 anos de experiência. Foi eleito deputado estadual por Goiás em 1991 e deputado federal por quatro vezes em 1994, 2002, 2006 e 2010.
A cerimônia de posse do prefeito e vereadores eleitos está marcada para 1º de janeiro, às 14 horas, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG).