O prefeito Sandro Mabel (União Brasil) inaugurou nesta segunda-feira (19/5) o primeiro trecho no processo de ´metronização´ do transporte coletivo de Goiânia. Aconteceu no BRT Leste-Oeste, entre o Terminal Novo Mundo e a Praça da Bíblia. O objetivo é que os ônibus parem o menos possível nos semáforos e o passageiro tenha um salto significativo no tempo de viagem.
“Ao sair da estação, o ônibus já conta com um aparelho nele, que já começa a conversar com os semáforos. Os semáforos, por sua vez, começam a saber da proximidade de todos os ônibus, e fazem uma programação com inteligência artificial. Ela mostra qual é o melhor jeito de ele abrir e fechar para que todos os ônibus possam passar. Ou, no caso, o menor tempo que ele possa ficar parado”, explicou Mabel.
Segundo a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), com a metronização, a expectativa é de elevação de 30% na velocidade operacional. Passando de atuais 16 km/h nos horários de pico para mais de 21 km/h, índice compatível com padrões de sistemas Bus Rapid Transit (BRT).
Próximo trecho
De acordo com o prefeito, os trabalhos seguem do Terminal Praça da Bíblia até o Padre Pelágio. O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, destacou que, em junho, é prevista a inauguração do trecho entre a Praça Cívica até o Terminal Isidória, que contempla o BRT Norte-Sul.
O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Ulhôa, destaca que, normalmente, os ônibus que transitam no trecho inaugurado nesta segunda faziam quatro paradas. Com a metronização, esse número caiu para apenas uma.
Mabel também anunciou a volta dos antigos Citybus na capital, pequenos ônibus que alimentavam as principais linhas do transporte da capital, mas sem apresentar maiores detalhes sobre como e quando será este retorno. “Vamos voltar àqueles ônibus menores, para que eles possam fazer sob demanda”, disse.