A Prefeitura de Goiânia está reforçando a sinalização da Marginal Botafogo, que tem 14 quilômetros de extensão, com a instalação de placas de orientação de trânsito (POT). Esses equipamentos ajudam motoristas a identificar acessos a bairros, à BR-153 e a pontos turísticos da cidade.
Além das placas, seis pórticos de grande porte estão sendo instalados ao longo da via. Eles variam de 11 a 18 metros de largura. Estão posicionados nos seguintes pontos: alça de acesso ao Setor Criméia, final da Marginal Botafogo com a Avenida Goiás, próximo ao viaduto da Rua 88, próximo ao viaduto da Avenida Jamel Cecílio, ao viaduto da 2ª Radial e no final da via, no sentido Pedro Ludovico.
Cada estrutura exige uma base com 1,20 metro de largura e 3 metros de profundidade. A escavação para cada pórtico retira, em média, de três a quatro caminhões de terra.
Outros locais
“A Marginal Botafogo sempre foi um ponto de pouca sinalização no que diz respeito à orientação de trânsito. Além disso, é muito utilizada por pessoas que vêm de outras cidades e passam pela capital, inclusive caminhoneiros. Essa sinalização vai facilitar a identificação das saídas”, disse o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu.
Ele também ressaltou que, por ser uma via rápida, a sinalização precisa ser antecipada, e a instalação das placas POT em pórticos é a solução mais eficiente para garantir que os condutores tenham tempo hábil para decidir seus acessos.
A próxima etapa do projeto levará essas placas para a Avenida Vera Cruz, no Jardim Guanabara, indicando os acessos à BR-153, ao bairro e ao Aeroporto de Goiânia. E para a Rua Recife, no Setor Alto da Glória, orientando os motoristas também em direção à BR-153 (sentido Aparecida de Goiânia) ou ao Parque das Laranjeiras.